É com grande pesar que o Impulso HQ noticia que no dia 15 de setembro de 2008 faleceu Gedeone Malagola, um dos mais conhecidos mestres da HQ nacional.

Ele estava internado havia um mês no Hospital São Vicente, em Jundiaí, grande SP.

Nascido em 1924 era formado em direito, mas decidiu seguir a carreira de ilustrador, tornando-se um grande argumentista e desenhista de quadrinhos.

O desenhista tinha 84 anos e, segundo a família, seu corpo será cremado nesta terça, no Cemitério da Vila Alpina, em São Paulo.

Gedeone trabalhou para diversas publicações como A Marmita e O Governador e em seguida passou a publicar quadrinhos, para editoras como a Júpiter (da qual foi um dos fundadores), Novo Mundo, Vida Juvenil, La Selva, Continental, Outubro, GEP, Edições Paulinas e várias outras, além de fundar revistas como Congo King, Tambu, Jane West, Professor Pingüim, Capitão Wings, Capitão Astral e Aventuras do Sertão.

Criou personagens que são ícones do HQ nacional como Raio Negro, Homem-Lua e Hydroman.

No terror destacou-se escrevendo histórias para revistas como Drácula, A Múmia, Frankenstein e Clássicos do Terror, publicadas pela Outubro.

Gedeone foi também um dos poucos que desenharam os X-Men fora dos Estados Unidos.
Ele fez a arte de histórias do grupo de norte-americano nos anos 1960, as narrativas com o traço dele foram feitas para a extinta editora GEP.

Um de seus mais recentes trabalhos é O Lobisomem, em parceria com Sérgio Lima e Nico Rosso, publicado no formato de álbum de luxo pela Opera Graphica, em 2002.

Uma das últimas entrevistas concedidas por Malagola foi para a revista “Mundo dos super-heróis”, da Editora Europa, publicada no ano passado, e em memória ao amigo e colaborador, Manoel Souza disponibilizou no site da Editora Europa a edição para leitura online.

A matéria de cinco páginas traz um longo depoimento dele, em primeira pessoa, sobre sua trajetória.

Clique aqui
para ler (da página 70 em diante).

Renato LebeauquadrinhosA Múmia,Drácula,Frankenstein,Gedeone Malagola,Homem-Lua e Hydroman,HQ nacional,O Lobisomem,Raio Negro,Sérgio LimaÉ com grande pesar que o Impulso HQ noticia que no dia 15 de setembro de 2008 faleceu Gedeone Malagola, um dos mais conhecidos mestres da HQ nacional. Ele estava internado havia um mês no Hospital São Vicente, em Jundiaí, grande SP. Nascido em 1924 era formado em direito, mas decidiu...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe