A Mauricio de Sousa Produções prepara festividades diversas durante todo o ano para comemorar os 50 anos da dentuça mais querida do Brasil

Março de 1963. Mauricio de Sousa não tinha personagens femininos em seus quadrinhos e se preocupava com isso. Depois de ver suas filhas brincando enquanto desenhava em casa: Mônica com seu coelhinho, Magali com sua melancia e a Mariângela que mais tarde se transformou na Maria Cebolinha, a história do quadrinho nacional mudou literalmente e um fenômeno mundial nasceu.

Mônica, uma menininha baixinha e dentuça estreou nas tiras do Cebolinha já demonstrando sua forte personalidade. E bota forte nisso! Apenas três anos depois, 1970, a menina brava, decidida, que não tolera desaforo, ganhou sua revista própria.

“Eu tinha dúvidas sobre como uma mulher pensava, reagia. Mas como toda criança é transparente nas emoções e reações, estavam ali minhas inspirações. A Mônica fez grande sucesso de imediato. E sucesso não se planeja, acontece. O público leitor ‘elege’“
– fala Mauricio.


Hoje a filha Mônica é diretora da área comercial da empresa Mauricio de Sousa Produções, responsável pelos cerca de 2.500 itens de produtos fabricados por cerca de 100 empresas licenciadas. “Fui saber que eu era a inspiradora da personagem só depois que entrei na escola. Meu pai não me contou antes para eu não ‘me achar’. Mas quando soube, curti muito. Quem não curtiria?” – acrescenta Mônica Spada Sousa.

Uma personagem que dura 50 anos e atravessa várias gerações com o mesmo sucesso, já está incorporada à cultura do país como um “cult”. As comemorações começam agora, com dois pequenos vídeos disponibilizados nas redes sociais. Um mostra a evolução gráfica da Mônica nesse meio século que pode ser assistido acima. Outro é um depoimento do próprio Mauricio de Sousa sobre a personagem.

Mas vem aí muito mais comemoração nos próximos meses. Uma grande exposição será montada ainda no primeiro semestre em São Paulo e, em abril, a Mauricio de Sousa Ao Vivo estreará a releitura do espetáculo Romeu e Julieta, um marco na história da MSP. Além disso, brinquedos que marcaram época serão relançados e a Editora Panini publicará diversas edições especiais durante o ano.

A Mauricio de Sousa Produções promete uma grande festa de 365 dias da Mônica, e avisa que estão todos convidados! Agora é só aguardar as novidades e surpresas.

Renato LebeauquadrinhosMauricio de Sousa,Mauricio de Sousa Produções,Mônica,PaniniA Mauricio de Sousa Produções prepara festividades diversas durante todo o ano para comemorar os 50 anos da dentuça mais querida do Brasil Março de 1963. Mauricio de Sousa não tinha personagens femininos em seus quadrinhos e se preocupava com isso. Depois de ver suas filhas brincando enquanto desenhava...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe