A Walt Disney e a Marvel Studios anunciaram uma parceria inovadora com o site de streaming Netflix para a produção de nada menos do que cinco séries sobre heróis urbanos da Marvel Comics, que serão transmitidas a partir de 2015.

O grupo de personagens que irá para as telas é formado por “Demolidor”, “Jessica Jones”, “Punho de Ferro” e “Luke Cage”. Serão quatro séries com 13 episódios cada sobre os heróis de Hell’s Kitchen, em Nova York, com direito a uma minissérie final “Os Defensores”, com número de episódios ainda não estipulado.

O “Demolidor” será o responsável por puxar a fila das séries. A escolha da série inicial pode ser vista como uma estratégia conservadora, uma vez que se trata do personagem mais popular do grupo. Por outro lado, pode ser a chance da Marvel de se “redimir” com os fãs do personagem, que não aceitaram muito bem a adaptação para as telonas feita em 2003, com Ben Affleck na pele de Matt Murdock. Um grande acerto poderia significar fãs mais fiéis e empolgados para as séries seguintes.

Personagens, especulações e surpresas
Enquanto “Demolidor” já era um título esperado, “Jessica Jones”, “Punho de Ferro” e “Luke Cage” não tinham sido alvo de muitas especulações. Antes do anúncio, a agente Carter, namorada do Capitão América, e o Justiceiro eram dois dos nomes mais “cotados”.

Como não sou nenhum especialista dos heróis da Marvel, resolvi procurar mais sobre os outros três personagens, e ficou mais fácil entender a escolha do quarteto. Acontece que os personagens se cruzam em várias histórias nos quadrinhos, o que facilitaria uma possível participação de um herói na série do outro. Isso seria uma ótima sacada, ainda mais se vier a acontecer em um episódio resgatado dos quadrinhos.

De acordo com o The Wrap, Drew Goddard, produtor e roteirista de séries como Lost e Alias, foi contratado para escrever a série do Demolidor. E outro nome que aparece, segundo o site Deadline, é de Melissa Rosenberg, roteirista dos filmes da Saga Crepúsculo, que ficaria com a responsabilidade de escrever as histórias de Jessica Jones.

Por que a Netflix?
Para Alan Fine, presidente da Marvel Entertainment, “a Netflix oferece uma incrível plataforma para a riqueza dos recursos narrativos da Marvel”. O novo acordo vai além dos títulos da Marvel, e garante à Netflix a exclusividade para o lançamento de filmes e animações da Walt Disney Studios, que incluem também Pixar, Marvel e Lucasfilm. Mas tanto a Marvel quanto Netflix tem muito a ganhar com essa parceria.

Para começo de conversa, atualmente quando a Netflix lança uma série inédita, todos os episódios da temporada já ficam disponíveis. Ou seja, ninguém será obrigado a aguardar uma semana para ver o que vai acontecer no próximo episódio de “Demolidor” ou “Punho de Ferro”, e nem mesmo a baixar ilegalmente caso tenha perdido a hora ou não assine o canal que transmite.

Além disso, e para mim é a parte mais interessante, esse acordo deu a possibilidade da Marvel levar personagens menos conhecidos a um grande público em potencial (mais de 40 milhões de assinantes pelo mundo), sem ter que depender unicamente de índices de audiência. Afinal, será que atualmente alguma emissora de TV tradicional bancaria quatro séries de uma temporada só? Com três personagens de menor apelo comercial?

A rede de TV americana ABC Television, por exemplo, que produziu junto com a Marvel a série Agents of SHIELD, exibida no canal desde 24 de setembro, também será parceira na produção das novas séries exclusivas do Netflix! Achei totalmente sem sentido, mas quando fui procurar mais sobre a tal da emissora, descobri que a Disney é dona de 50% das ações do grupo ABC. Ahhhh tá!

Expectativas
Assim como eu, milhares de pessoas poderão conhecer outras histórias tão interessantes quanto “Homem Aranha” e “Homem de Ferro”, e possivelmente com mais profundidade. Afinal, fazendo as contas, se cada temporada contar com 13 episódios de 50 minutos, seria como assistir a mais de cinco filmes do spider!

Porém, assim como “grandes poderes trazem grandes responsabilidades”, um acordo desse calibre traz uma enorme expectativa. Tendo em vista a boa repercussão das séries originais produzidas pela Netflix, como “Orange is the new Black” e “House of Cards”, podemos esperar uma produção de qualidade. Mas a única coisa que sabemos até o momento é que essa será mais uma grande missão para a Marvel e seu mais novo aliado.

Thiago LiberalquadrinhosDemolidor,Jessica Jones,Luke Cage,Marvel,Netflix,Punho de Ferro,Walt DisneyA Walt Disney e a Marvel Studios anunciaram uma parceria inovadora com o site de streaming Netflix para a produção de nada menos do que cinco séries sobre heróis urbanos da Marvel Comics, que serão transmitidas a partir de 2015. O grupo de personagens que irá para as telas é...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe