marvel_vs_foxA Marvel e Fox andam às turras. Isso é público e notório. A pergunta é: Quem realmente lucra com isso?

Quando estava quase falindo a Marvel saiu oferecendo seus personagens a torto e a direito pra qualquer um capaz de fazer um filminho. Eles queriam lucrar com o licenciamento enquanto outros faziam o trabalho pesado. O que seria um negócio da China virou um castelo de areia quando a editora resolveu montar seu próprio estúdio e readquirir as franquias que ainda estão nas mãos da Sony e da FOX.

Segundo fontes que podem ser confiáveis ou não, afinal, Rob Liefeld é uma delas, a Sony e a Marvel fizeram um acordo e vão dividir co-produzir o terceiro Homem- Aranha que teve sua data de lançamento alterada para 2017. Cogita-se até uma participação do Aranha nos Vingadores e possíveis empréstimos de personagens.

xmen-days-of-future-pastSe por um lado os dois estúdios acabaram se entendendo, a FOX é uma pedra no sapato da empresa que foi comprada pela Disney. Tanto é que acabou sofrendo uma curiosa retaliação. A nova estratégia da Disney/Marvel para combater a FOX pode ser extrema. Segundo Liefeld, a empresa vai tentar todas as formas de impedir que seu desafeto lucre, até cancelar seu título mais antigo.

Uma das maiores brigas dos estúdios são os direitos dos X-Men, que apesar de todos os investimentos na família de títulos e filmes dos Vingadores vendem bem tanto nos quadrinhos quanto nos cinemas. De mãos atadas quanto a este produto, resolveram retaliar com o Quarteto Fantástico, que apesar de ter sido o título fundador da Marvel, sempre sofre com as baixas vendas.

marvel_vs_fox_1Apesar de todas as negativas de Tom Brevoort, editora da Marvel Comics, dizem por aí que há uma proibição interna de uso tanto dos personagens quanto de seus derivados. Disso pro cancelamento do título é um passo. Nada é confirmado, mas levando-se em conta as alfinetadas entre os estúdios, tudo é possível. O uso do Mercúrio em X-Men: Dias de um futuro esquecido só porque ele e a irmã serão usados em Vingadores: A Era de Ultron é um belo exemplo de uma disputa de poder.

inumanosE a disputa está alterando cada vez mais os quadrinhos. Veja a ascensão dos Inumanos, que desde Inhumanity estão assumindo o posto de novos mutantes da editora, com direito até a um novo nome mais simpático: Nuhuman.

A Marvel/Disney planeja com isso, aos poucos, tirar a importância das franquias que estão nas mãos da FOX, o que torna o cancelamento uma grande possibilidade, afinal, estariam mudando os Status para outros títulos como os já citados Inumanos e os Guardiões da Galáxia que aos poucos estão assumindo as características de exploradores do desconhecido que já foram do Quarteto.

Agora, o pior petardo, a falta de divulgação dos produtos, já está acontecendo. Apesar de todo o sucesso de X-Men, a editora/estúdio não só não divulgou nada ligado a esses personagens como impediram sua presença na capa da revista que comemora os 75 anos da empresa.

quartetoSim, dentro tem uma história do Quarteto, mas a coisa é tão mal divulgada que é quase como se não tivesse. Evidentemente nada disso é confirmado, são apenas suposições baseadas no que parece ser um plano de ação predatório, mas quando muitos falam sobre o mesmo assunto é sempre possível que não estejam tão errados assim.

Como temos visto, os quadrinhos passaram a ser vistos como beta testers de projetos que podem ir pro cinema e a Disney só investe no que pode usar. Fica a pergunta: O que virá a seguir? Será que FOX e Marvel farão as pazes e ganharão dinheiro juntos ou veremos uma guerra declarada onde vários leitores deixarão de ler seus quadrinhos preferidos?

Marvel e Fox: Crônicas de um litígio anunciadohttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/06/marvel_vs_fox.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/06/marvel_vs_fox-300x300.jpgAlexandre DassumpcaoquadrinhosDisney,FOX,Marvel,Rob Liefeld,Tom BrevoortA Marvel e Fox andam às turras. Isso é público e notório. A pergunta é: Quem realmente lucra com isso? Quando estava quase falindo a Marvel saiu oferecendo seus personagens a torto e a direito pra qualquer um capaz de fazer um filminho. Eles queriam lucrar com o licenciamento enquanto...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe