primas-marca-de-fanstasia-Alberto-Pessoa“Primas” é fruto de uma pesquisa de natureza acadêmica acerca da prostituição em regiões mais carentes da Paraíba, coordenada pelas professoras Loreley Garcia e Silvana Souza Nascimento, do Departamento de Sociologia da Universidade Federal da Paraíba.

Agora, esse extenso material que é composto de imagens, entrevistas e relatórios estatísticos, foi transformado em uma HQ digital, produto artístico fruto de um estágio pós-doutoral realizado pelo artista e pesquisador Alberto Pessoa na área de sociologia.

“Primas”, obra publicada pela editora Marca de Fantasia é uma narrativa ficcional, baseada na pesquisa. Rosa, a protagonista, é a soma de várias prostitutas que tiveram coragem de contar suas histórias para os pesquisadores.

Todo o processo de criação gráfica do Primas é baseado nas fotos tiradas no campo de pesquisa. O traço dos desenhos foi repensado no intuito de deixar uma arte de comunicação mais simplificada e próxima da realidade do universo conceitual da cultura popular como a xilogravura presente no cordel.

primas-marca-de-fanstasia-Alberto-Pessoa-2“O preto e branco da história é uma escolha estética, que acentua a crueza da vida das pessoas retratadas, o que não significa que não exista momentos belos na história, mas não vejo uma obra com firulas. É um papo reto.”, diz Alberto Pessoa em seu texto de apresentação.

O autor também afirma que um dos objetivos do álbum foi de evitar os estereótipos. “As personagens não são mulheres sensuais o tempo todo. Pelo contrário. São personagens que se apropriam de determinados elementos quando convém, portanto, a novela gráfica trata de narrativas e histórias comparativas, o que traça um panorama muito interessante da prostituta que vive em áreas extremas da Paraíba”.

“É difícil falar sobre a prostituição sem cair nos extremos de superproteção ou abominação dessas mulheres que exercem aquela, que segundo o velho clichê, é a profissão mais antiga do planeta…. O álbum, com mais de 60 páginas, tem uma fluidez narrativa incrível. Eu o li em um só fôlego, extasiado pelo trabalho fenomenal de sombra e luz realizado por Pessoa, que investe nos contrastes absolutos, remetendo-me ao movimento estético do cinema expressionista alemão e a mestres dos quadrinhos como Henrique Breccia, Frank Miller e ao nosso grande Shimamoto, a quem a obra inclusive é dedicada.”, diz Edgar Franco no texto do prefácio do livro.

primas-marca-de-fanstasia-Alberto-Pessoa-3Sendo um pesquisador, Alberto Pessoa afirma que a preocupação constante na escritura do projeto foi a de dosar teoria, prática e análise, com as histórias em quadrinhos sendo discutidas como mídia social. “A proposta foi apresentar a definição de histórias em quadrinhos como introdução e justificativa pela mídia escolhida e apresentar o processo de criação da novela gráfica Primas.”, explica o autor.

Alberto Ricardo Pessoa já publicou o álbum em quadrinhos MEDO! e o ensaio teórico A Linguagem dos Quadrinhos pela Editora Marca de Fantasia. Atualmente é professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação e da graduação em Comunicação em Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba. Conheça mais o trabalho do autor no site www.albertopessoa.com.

Para adquirir a HQ digital “Primas” entre em contato diretamente com a editora Marca de Fantasia pelo e-mail [email protected] ou acesse o site marcadefantasia.com.

Primas
Editora Marca de Fantasia
Autor: Alberto Pessoa
Ebook em .pdf – série Repertório, 22
76 páginas
R$ 5,00

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/09/primas-marca-de-fanstasia-Alberto-Pessoa-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/09/primas-marca-de-fanstasia-Alberto-Pessoa-1-300x300.jpgRenato LebeauquadrinhosAlberto Pessoa,Loreley Garcia,Marca de Fantasia,Primas,Silvana Souza Nascimento'Primas' é fruto de uma pesquisa de natureza acadêmica acerca da prostituição em regiões mais carentes da Paraíba, coordenada pelas professoras Loreley Garcia e Silvana Souza Nascimento, do Departamento de Sociologia da Universidade Federal da Paraíba. Agora, esse extenso material que é composto de imagens, entrevistas e relatórios estatísticos, foi...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe