help_man

Visto no Maximum Cosmo – por Lancaster

Help Man!, de Riki Kusaka, publicado na antologia Evening da Kodansha, é o tipo de quadrinho que os fãs jamais se coçariam em espalhar pela internet. Não há personagens nele que dêem fantasias em eventos.

Não esperem que ele vire desenho animado. Se você é um leitor adulto, não espere também o binômio sangue/mulher pelada que fazem algumas pessoas pensarem ser mais adultas ao ler.

Mas mesmo sendo concebido como entretenimento, Help Man! é um material muito levado a sério no Japão: é recomendado pelo Ministério da Saúde como leitura preferencial para escolas, por antever um futuro que já se depara como uma sombra para os japoneses – o dia em que o país terá muito mais idosos do que jovens, a um ponto de que não restará outra saída ao país a não ser sustentá-los desesperadamente.

No cenário de Help Man!, um terço do país é composto por velhos que já não podem mais cuidar de si mesmos, o que exige que jovens, mal saídos do colégio, comecem a trabalhar como um misto de enfermeiros e quebra-galhos.

Claro que uma ambientação dessas em termos de história traz comédia e drama no mesmo pacote, mas também levanta temas sérios e são esses temas que estarão em discussão no Encontro de Bem-Estar Social de 2009, tomando a série como ponto de partida para falar de enfermagem moderna e outras questões de ponta.

Quem está por trás do evento é a Associação Cerfificada dos Trabalhadores Sociais de Ehime, e isso não é apenas uma mostra de como os mangás desempenham uma sólida função social no Japão, como também mostra que eles podem fazer rir ou chorar – mas são levados a sério como mídia.

O próximo volume de Help Man! será lançado dia 22 de Maio no Japão.

Visto no Maximum Cosmo – por Lancaster

Renato LebeauquadrinhosEvening da Kodansha,Help Man,idoso,japão,mangá,Riki KusakaVisto no Maximum Cosmo – por Lancaster Help Man!, de Riki Kusaka, publicado na antologia Evening da Kodansha, é o tipo de quadrinho que os fãs jamais se coçariam em espalhar pela internet. Não há personagens nele que dêem fantasias em eventos. Não esperem que ele vire desenho animado. Se você...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe