“Hoje em dia não sou esquisito”, diz Lourenço Mutarelli para o entrevistador Antônio Abujamra

O quadrinhista Lourenço Mutarelli, autor de O Cheiro do Ralo e Natimorto, fala sobre o começo da carreira no programa Provocações, que vai ao ar hoje, terça-feira, 3 de março, às 23h, na TV Cultura.

Nascido no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, Mutarelli começou sua carreira como funcionário do também desenhista Maurício de Sousa. Ficou famoso após a descoberta de obras como O cheiro do ralo e Natimorto, que ganharam versão no cinema. O quadrinhista atribui o sucesso ao escritor e amigo Marcelo Aquino, que descobriu seus quadrinhos e apostou nas histórias.

O convidado de Antônio Abujamra é definido por quem já trabalhou com ele por meio de frases marcantes como “um gênio completamente louco”, “um sujeito que se confunde com a complexidade de suas ideias”, ou simplesmente Mutarelli.

Apesar de ser considerado uma figura polêmica entre artistas e jornalistas, Mutarelli diz não se achar tão diferente assim. “No começo eu era muito, hoje em dia não sou mais tão esquisito“. Ele lembra, ainda, o episódio de uma entrevista na Folha de S.Paulo, quando a jornalista o descreveu como “uma pessoa que tenta parecer mais esquisito do que realmente é”.

Mutarelli também comenta a diferença entre os quadrinhos argentinos e brasileiros: “Os cartunistas argentinos leem livros, vão ao cinema, ao teatro. Os brasileiros se limitam a outros quadrinhos. Aí está a diferença”. E sobre a educação no Brasil, dispara: “É um lixo. Uma vergonha”.

Renato LebeauquadrinhosAntônio Abujamra,Lourenço Mutarelli no Provocações,Porvocações,TV Cultura'Hoje em dia não sou esquisito', diz Lourenço Mutarelli para o entrevistador Antônio Abujamra O quadrinhista Lourenço Mutarelli, autor de O Cheiro do Ralo e Natimorto, fala sobre o começo da carreira no programa Provocações, que vai ao ar hoje, terça-feira, 3 de março, às 23h, na TV Cultura. Nascido no...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe