Dorina-Nowill-1Pra quem não conhece, a Fundação Dorina Nowill trabalha com inclusão social das pessoas com deficiência visual, por meio de cursos e, principalmente, da produção, venda e distribuição gratuita de livros em braille, falados e digitalmente acessíveis. Ficções, livros infantis e best-sellers são entregues diretamente para pessoas com deficiência visual e mais de 2.500 escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.

A organização sem fins lucrativos já produziu e distribuiu mais de seis mil títulos, imprimiu dois milhões de volumes em braille e mais de mil títulos neste sistema. A instituição produziu ainda mais de 2.700 obras em áudio e cerca de outros 900 títulos digitais acessíveis. Além disto, mais de 17.000 pessoas foram atendidas nos serviços de clínica de visão subnormal, reabilitação e educação especial.

Dorina-Nowill-2Para comemorar os 69 anos da Instituição, uma nova coleção de livros infantis foi criada pela editora. Rapunzel, Branca de Neve, Robin Hood e muitos outros títulos foram lançados, sendo ilustrados por diversos artistas do Brasil.

Poucos sabem, mas os livros infantis também passam por um processo de adaptação bem bacana, com ilustrações mais simples, eles são transcritos em braile, inclusive as artes. A impressão é diferenciada e a fonte ampliada, além do relevo, os livros ainda contam com um CD com a contação das histórias em versões com e sem audiodescrição.

Claro que ele continua sendo sensacional para as pessoas com uma vista perfeita, na verdade, ainda é mais divertido, por você perceber como é para alguém que não enxerga. É um livro produzido para que todos leiam juntos e se divirtam com as adaptações. A instituição produziu mais de 3 mil exemplares distribuídos gratuitamente para instituições e organizações em todo o Brasil.

Dorina-Nowill-3A ideia é adaptar as histórias, para que a coleção proporcione um momento onde pais e filhos possam ler juntos, livros que tem sempre uma lição e um significado maior.

Pois é, quem disse que um livro para deficientes visuais não pode ser super colorido com várias ilustrações dos melhores artistas nacionais? O desenvolvimento e inclusão social esta, ano há ano, diminuindo barreiras e quebrando tantas limitações, que podemos ver a inclusão sendo iniciada no crescimento de uma criança.

“Estas características do livro inclusivo, que pode ser lido por todos, são uma ótima oportunidade de inclusão para ser utilizada desde a infância, derrubando mitos e aproximando pessoas com e sem deficiência visual”, afirma Ana Paula Silva, coordenadora de acesso ao livro, da Fundação Dorina.

Dorina-Nowill“Para a criança com deficiência visual é muito importante ter um livro destes em suas mãos por ser um dos primeiros contatos com a leitura, com o universo dos contos de fadas, por trabalhar o imaginário com a atmosfera lúdica que as historinhas infantis proporcionam”, afirma Ana Paula Silva, coordenadora de acesso ao livro da Fundação Dorina.

“É um projeto inédito que vem para complementar em sala de aula e em outros ambientes sociais, permitindo que a criança cega ou com baixa visão leia sozinha, com seus amigos e parentes, que a leitura aconteça de pai para filho, de professor para aluno… É uma quebra de barreiras e uma forma de incluir por meio dos contos de fadas”.

A Coleção “Clássicos Infantis Acessíveis” completa é composta por 10 títulos, e você pode adquirir uma caixa para colecionador que vem com todos os 10: Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Bela Adormecida, Cinderela, João e Maria, João e o Pé de Feijão, Os Três Porquinhos, Peter Pan, Robin Hood e Rapunzel.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/03/Dorina-Nowill.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/03/Dorina-Nowill-300x300.jpgVini MoreiraquadrinhosBela Adormecida,Branca de Neve,Chapeuzinho Vermelho,Cinderela,Fundação Dorina Nowill,João e Maria,João e o Pé de Feijão,Os Três Porquinhos,Peter Pan,Rapunzel,Robin HoodPra quem não conhece, a Fundação Dorina Nowill trabalha com inclusão social das pessoas com deficiência visual, por meio de cursos e, principalmente, da produção, venda e distribuição gratuita de livros em braille, falados e digitalmente acessíveis. Ficções, livros infantis e best-sellers são entregues diretamente para pessoas com deficiência...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe