Visto no Universo Fantástico

No começo de 2009, chega às livrarias o título Traços Ideogramáticos na linguagem dos Animês. O livro tem como objetivo mostrar os princípios ideogramáticos na construção da linguagem dos animes.

Definiu-se como universo de análise seis obras, compreendendo o período dos anos 60 à primeira década de 2000, a saber: “Ribon no Kishi” (A Princesa e o Cavaleiro), “Kidou Senshi Gundam” (Móbile Suit Gundam), “Saint Seiya” (Cavaleiros do Zodíaco), “Ranma ½”; “Shin Seiki Evangelion” (Neon Genesis Evangelion) e “Sen to Chihiro no Kamikakushi” (A Viagem de Chihiro).

Para isso, a trajetória de pesquisa baseou-se em elaborar uma lista dos principais desenhos japoneses com a finalidade de encontrar os animês mais importantes historicamente e já consagrados como grandes fenômenos de audiência.

Patrícia M. Borges é a autora do livro. Ela é doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP e mestre em Educação Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Traços Ideogramáticos na linguagem dos Animês é um lançamento é da editora Via Lettera, a mesma que lançou os títulos de Sônia Bibe Luyten. Há o apoio da Fundação Japão. Ainda não há uma data definida para o lançamento oficial, que deve ocorrer nas proximidades da Av. Paulista em São Paulo. Outras informações deste lançamento saem em breve.

Papo de Budega – por Sandra Monte

Visto no Universo Fantástico

Renato LebeauquadrinhosPatrícia M. Borges,Traços Ideogramáticos na linguagem dos Animês,Via LetteraVisto no Universo Fantástico No começo de 2009, chega às livrarias o título Traços Ideogramáticos na linguagem dos Animês. O livro tem como objetivo mostrar os princípios ideogramáticos na construção da linguagem dos animes. Definiu-se como universo de análise seis obras, compreendendo o período dos anos 60 à primeira década de...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe