A editora da UNESP lança o livro “História em Quadrinhos – Impresso VS. Web” de Anselmo Gimenez Mendo, que traz análises interessantes sobre esses dois suportes que se não me engano devem ser os mais utilizados no mundo.

Pelo release parece ser um livro bem completo e com análises fundamentadas em conceitos lingüísticos visuais que podem aumentar e muito o repertório de todo artista que deseja ingressar no ramo das HQs.

Acompanhem mais informações sobre esse lançamento:

Detalhando o histórico das Histórias em Quadrinhos e comparando-as com as HQs nascidas após o surgimento da internet, História em Quadrinhos – Impresso VS. Web sintetiza o processo criativo e as implicações da web e da multimídia no desenvolvimento de novas técnicas pelos autores e desenhistas.

Faz isso a partir de análises da gestalt e da rede de computadores e utilizando exemplos e imagens de quadrinhos reais, tanto digitais quanto impressos.

Neste lançamento da Editora Unesp, Anselmo Gimenez Mendo trabalha a semântica criada pelas HQs, revelando a real função dos quadros, da diagramação, dos balões e das letras em todo o processo de leitura, em que o leitor é conduzido ao desfecho de forma fluida.

Também demonstra a função de metáforas visuais, das linhas de movimento e das onomatopéias, que se integram ao desenho para dar “som” à história.

Neste cenário de análises, retrata a revolução causada pela rede mundial de computadores, principalmente a decorrente da absorção do conteúdo multimídia.

Vemos como, no início das transposições, os autores apenas enviavam suas histórias para a internet, sem adaptar suas páginas para a tela dos PCs.

Com a evolução dos conhecimentos acerca do meio, surgem criações novas e inusitadas, como a absorção das possibilidades não-lineares, múltiplas versões para uma mesma história e uma comunicação ampla com os leitores, que influenciam diretamente com a linearidade de um mesmo conto.

História em Quadrinhos – Impresso VS. Web compara quadrinhos do Ocidente e do Oriente, demonstrando como a utilização da internet, sons, animações e interatividade afetaram a produção das HQs, aproximando-as do cinema e do videogame ao mesmo tempo em que se afastam de suas origens.

Sobre o autor – Anselmo Gimenez é mestre na Área de Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. Ao lado de suas atividades profissionais como designer gráfico e ilustrador, desenvolve projetos experimentais com Histórias em Quadrinhos e animação em suporte digital.

História em Quadrinhos – Impresso VS. Web
Anselmo Gimenez Mendo
112  páginas
12 x 21 cm
R$ 24,00

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Renato LebeauquadrinhosAnselmo Gimenez Mendo,História em Quadrinhos,Impresso VS. Web,UNESPA editora da UNESP lança o livro “História em Quadrinhos – Impresso VS. Web” de Anselmo Gimenez Mendo, que traz análises interessantes sobre esses dois suportes que se não me engano devem ser os mais utilizados no mundo. Pelo release parece ser um livro bem completo e com análises fundamentadas...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe