A Editora Marca de Fantasia lançará em breve o livro “Os quadrinhos poético-filosóficos de Gazy Andraus: 25 anos de quadrinhos e fanzinato”, escrito pelo educador/autor de HQ, Elydio dos Santos Neto. O lançamento está marcado para acontecer durante o VI Seminário Nacional de Arte e Cultura Visual, que será em Goiânia (GO) entre 10 a 12 de junho de 2013.

O prefácio é assinado por Henrique Magalhães e a publicação destrincha mais de duas décadas do trabalho de Gazy em prol das artes e de um quadrinho livre e de vanguarda. O livro faz parte da série “Quadrinhos poético-filosóficos” iniciada com abordagem de Elydio dos Santos Neto na obra de Edgar Franco.

Henrique em seu prefácio explica que em 2012, no quadro da editora Marca de Fantasia, Elydio propôs a edição de seu vasto material de pesquisa, basicamente as entrevistas que fundamentaram seu pós-doutorado, numa série de livros reflexivos sobre os quadrinhos poético-filosóficos. Assim nasceu a série que teve como debute o título “Os quadrinhos poético-filosóficos de Edgar Franco: textos, HQs e entrevistas”.

Elydio dos Santos Neto é o professor Doutor e considerado um dos que mais se interessam pelo estudo dos quadrinhos poético-filosóficos. Realizou seu pós-doutorado no Instituto de Artes da UNESP com a pesquisa “As Histórias em Quadrinhos poético-filosóficas no Brasil: contextualização histórica e estudo das interfaces educação, arte e comunicação”. Com base no trabalho dos autores referenciais do gênero – Calazans, Franco e Andraus –, e tomando a Tyli-Tyli/Mandala como uma de suas fontes, a pesquisa de Elydio demonstrou a importância e a densidade dessa produção, resgatando-a da “marginalidade” da autoedição à relevância de objeto de estudo acadêmico de alto nível.

Agora, Elydio aborda a obra de Gazy Andraus, que ganha relevo na visão de do autor. “Gazy é um dos autores mais seminais dessa geração, radicalizando no processo intuitivo de criação. Sobre ele, é melhor acompanhar o profundo e brilhante trabalho de Elydio, que provoca e revira os conceitos engessados da academia”, afirma Henrique Magalhães em seu prefácio.

Para mais informações e conferir o prefácio completo de Henrique Magalhães, clique aqui.

Os quadrinhos poético-filosóficos de Gazy Andraus: 25 anos de quadrinhos e fanzinato
Série: Quadrinhos poético-filosóficos
Editora: Marca de Fantasia
Autor: Elydio dos Santos Neto
14×20 cm
144 páginas
R$20,00

Renato LebeauquadrinhosElydio dos Santos Neto,gazy andraus,Henrique Magalhães,Marca de FantasiaA Editora Marca de Fantasia lançará em breve o livro “Os quadrinhos poético-filosóficos de Gazy Andraus: 25 anos de quadrinhos e fanzinato”, escrito pelo educador/autor de HQ, Elydio dos Santos Neto. O lançamento está marcado para acontecer durante o VI Seminário Nacional de Arte e Cultura Visual, que será...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe