Já pode ser conferida nas bancas nacionais, a aguardada e premiada série Leões de Bagdá (Pride of Baghdad), lançada em 2006 nos EUA.

Com ilustrações de Niko Henrichon e roteiro de Brian K. Vaughan, o álbum foi o ganhador do prêmio HARVEY AWARDS® de melhor graphic novel em 2007.

A história é uma fábula trágica sobre os leões que escaparam do Zoológico de Bagdá durante uma pesada investida dos E.U.A, fato esse que é real, o ataque aconteceu em abril de 2003, mas com a um toque de imaginação do escritor Brian Vaughan (Y: O Último Homem, Ex Machina), que segundo ele é o seu melhor trabalho.

Engana-se quem olha a primeira vista e acha que é uma história para criança e sem muita importância, na verdade “Leões de Bagdá”, se utiliza de um fato real, a fuga de quatro felinos, e apresenta os pontos de vista sobre a guerra do Iraque, esse aspecto político da grahic novel, faz com que esse lançamento fique entre um dos melhores do ano, porque é um exemplo claro de que histórias em quadrinhos não são apenas coisa de criança.

A magnífica arte de Niko Henrichon completa o tom lúdico de se ver quatro leões falantes que estão leões famintos e soltos pelas ruas de Bagdá devastadas pela guerra do Golfo, que batalham pela sobrevivência, andando em busca de sua libertação, que expõem suas próprias teorias sobre os fatos ocorridos, servem para dar forma às perguntas que o próprio autor da obra, Vaughan (vencedor do Eisner Award de 2005), tinha sobre a ocupação norte-americana no Iraque.

O desenhista Niko Henrichon, teve a ajuda de cidadãos, repórteres e até soldados que estavam, e ainda estão no Iraque para compor as ilustrações por meio de fotografias e relatos para tornar mais verossímil os dramas vividos na guerra.

Segundo o escritor Brian K. Vaughan, sua definição sobre a obra seria dada em apenas uma frase: “É a Guerra do Iraque sob o ponto de vista dos animais”.

Esse lançamento foi tão aguardado que a editora Panini, criou um hotsite para a premiada graphic novel, algo que geralmente acontece para os grandes arcos de histórias de super-heróis da Marvel e da DC.

No hotsite é possível conferir várias informações relacionadas à obra, dados sobre os autores, comentários da imprensa à época do lançamento original, esboços do desenhista Henrichon e até a história verídica dos leões.

Os Leões de Bagdá
Editora: Panini
Páginas: 140
Formato: 17 x 26 cm
Colorido/Lombada quadrada/capa dura
Distribuição: Nacional, nas Livrarias -Setorizada, São Paulo e Rio de Janeiro, nas bancas.
Preço: R$ 19,90

Clique aqui para conferir o hotsite.

Renato LebeauJá pode ser conferida nas bancas nacionais, a aguardada e premiada série Leões de Bagdá (Pride of Baghdad), lançada em 2006 nos EUA. Com ilustrações de Niko Henrichon e roteiro de Brian K. Vaughan, o álbum foi o ganhador do prêmio HARVEY AWARDS® de melhor graphic novel em 2007. A história...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe