Capa da segunda edição da Subversos

Gostaia de ter colocado esse post antes, mas devido à falta de fotos resolvi adiar até conseguir algumas.
Elas foram retiradas do próprio site da revista Subversos.

Na sexta-feira, 10 de outubro, aconteceu o lançamento da segunda edição da revista Subversos, que recebe o apoio financeiro do VAI (programa para a valorização de iniciativas culturais da prefeitura de São Paulo).

A equipe do Impulso HQ estava lá e relata alguns momentos desse encontro que mais do que amigos estavam lá verdadeiros profissionais da área de quadrinhos, muitos dos quais desconhecidos (ainda) pelo grande público.

A revista tem como temática o “cotidiano urbano” e aceita todas as técnicas, estilos e experimentações gráficas ou narrativas, e devido a esse critério ela chega a sua segunda edição com mais páginas e conseqüentemente com mais possibilidade de espaço para novos artistas.

Segundo Igor Shin, no editorial dessa edição: “A seleção para esse número foi mais acirrada: recebemos um total de 130 páginas e mais de 60 artistas”.

A publicação recebeu material de quase todas as partes do país, nessa edição estão presentes artistas de sete estados, e inclusive estrangeiros, que é o caso dos argentinos Laureano Alvarez e Alejandro Farias, que participaram da segunda edição com a estória “O possível Baldi”.

A HQ Mix Livraria ficou cheia com a quantidade de pessoas que foram prestigiar o acontecimento e o Impulso HQ aproveitou para pegar alguns depoimentos de quadrinhistas que participaram dessa edição e da anterior também.

HQMix Livraria

Um papo rápido com um dos editores da Subversos, Alexandre Manoel:

IHQ:Qual o critério de seleção das histórias em quadrinhos para elas fazerem parte dessa segunda edição?
“A segunda edição foi pensada para ter histórias variadas, além da temática selecionamos para entrar na edição diferentes traços, para gerar mais contraste entre uma narrativa e outra, a identificação com os personagens emblemáticos e finais felizes também foram considerados”.

IHQ: Muito dos artistas que publicam na Subversos vocês não conhecem pessoalmente, o envio de material via Internet é funcional?
“Sim, no fim das contas agrega mais do que perde, pois para o público mostra que é uma seleção mais confiável, pois mostra que fugimos de “panelinhas”.

IHQ:E as histórias que foram enviadas e não estão nessa edição?
“Elas entram automaticamente para a seleção da próxima edição, por exemplo, recebemos duas histórias de serial killer, optamos em publicar uma e deixar a outra para concorrer normalmente com os trabalhos que serão enviados para a próxima”.

Luca Rocha, que não teve a sua história publicada para essa edição, mas estava presente no lançamento para prestigiar a revista: “É legal, e ao mesmo tempo é diferente ter estado de fora da publicação, pois posso olhar com outros olhos as histórias que foram publicadas e analisar a minha. Eu posso comentar sem sofrer comentários!”.

Thiago Gomes (“Boa” educação vem de casa), “A revista está bem diferenciada, é muito bom publicar em uma edição que estejam profissionais nacionais e internacionais. Pretendo mandar sempre, a terceira a quarta, até quando eles me suportarem!”.

Shin, Akira, Gualberto e Alexandre

Allan Rocha (Mural de Tiras: Televisão).” É um excelente espaço para o autor, e eles te dão liberdade para os desenhos. Essa é a minha segunda tira na publicação, o que me deixa espaço para expor as opiniões dos personagens, nessa edição pude expor a TV como o “cubo mágico” que ela é. Com certeza mandarei outros personagens”.

Além de artistas que publicaram pela primeira vez, o evento também contou com a presença de outros que não publicaram na segunda edição, mas que estiveram na primeira, que é o caso de Sueli de Oliveira, quadrinhista que já tem uma história no universo das HQs, ela produziu o zine “Vasos e Baratas” que foi indicado ao prêmio Ângelo Agostini na categoria, e também o “Gibi Coat”.

“Trabalho na área faz um tempo, desde de 2000, o mercado hoje para as mulheres está mais aberto, mas continua complicado, pretendo tentar publicar fora, ver se dá certo!”.

“Adorei a facilidade de mandar pela Internet, isso facilita muito para quem não pode estar presente, ou que tenha outros compromissos, pretendo enviar mais histórias, e nas próximas colocar mais referências d cotidiano urbano”.

Atualmente estou com um projeto em andamento para a Café Espacial.

Para conhecer mais sobre ela acesse seu blog. http://bigandlittledreams.blogspot.com.

HQMix Livraria

Foi um grande lançamento, e para obter mais informações sobre a revista Subversos acesse o site, e faça o download da publicação e fique atento para o chamado da terceira edição que assim que for noticiado você vai ficar sabendo aqui no Impulso HQ.

Para mais informações da revista acesse o site: www.revistasubversos.blogspot.com

Renato LebeauAkira Sanoki,Alexandre Manoel,HQMix Livraria,Igor Shin,SubversosCapa da segunda edição da Subversos Gostaia de ter colocado esse post antes, mas devido à falta de fotos resolvi adiar até conseguir algumas. Elas foram retiradas do próprio site da revista Subversos. Na sexta-feira, 10 de outubro, aconteceu o lançamento da segunda edição da revista Subversos, que recebe o apoio financeiro...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe