Lançada oficialmente em março deste ano na Perifacon, a HQ Kauira Dorme ganhou nova campanha no Catarse, desta vez para o financiamento da segunda tiragem da história de Kauira, um ser de luz em busca de sua vocação como deusa que veio parar na periferia de São Paulo.

O sucesso da primeira campanha, que bateu 230% da meta e esgotou todos os exemplares, encorajou os autores Diego Torres e Lucas Andrade a quererem expandir o alcance do projeto, que nasceu de rabiscos em um guardanapo no bairro do Grajaú, zona sul de São Paulo, e já rodou o Brasil.

A história de Kauira começa em Itapera, também conhecida como a morada dos deuses. Fruto da união do Deus do Ar e da Deusa da Terra, Kauira tem o dever de encontrar sua vocação até sua 16ª Era, quando terá que anunciar a todos o seu propósito como deusa. Angustiada com o momento cada vez mais próximo e ainda sem saber para que veio ao mundo, ela resolve buscar conselhos com Mitala, o excêntrico Deus da Dúvida, que lhe dá um misterioso amuleto para ajudá-la.

Naquela mesma noite, já em seu quarto com o amuleto e ainda mais dúvidas na cabeça, Kauira adormece, e logo desperta para uma nova e inesperada etapa de sua jornada. O local é a periferia da zona sul de São Paulo, o horário é cinco da manhã, e quem chama é sua mãe neste mundo, para que não se atrase para o trabalho. O que no início parece um sonho estranho logo se confirma como uma vida paralela ao plano dos deuses, na pele de uma adolescente de 16 anos. “As vezes, só o seu mundo não basta, respira e vai” – as palavras do encontro com Mitala ressoam em sua mente e lhe dão a coragem necessária para sair de casa, mesmo sem entender nada do que está acontecendo à sua volta.

Por que vale a pena apoiar?

Kauira Dorme não é uma HQ qualquer, a começar pelo que se vê de cara: as ilustrações e as cores são muito bem exploradas do início ao fim, com as expressões dos personagens muito bem marcadas pelo traço do Lucas Andrade, responsável também pela coloração, que vai desde a magia vívida de Itapera até os tons mais sombrios de São Paulo – como os conflitos da personagem com o pai alcoólatra. Os momentos de transição entre os mundos, a diagramação das páginas e a representação dos ciclos de rotina vividos pela personagem também merecem destaque pela criatividade.

O roteiro encabeçado por Diego Torres não fica para trás, e apresenta uma narrativa pautada pela sensibilidade de quem vivencia a rotina na periferia de São Paulo. Um exemplo é o uso do narrador para contextualizar o leitor e a personagem quando esta sai para trabalhar pela primeira vez: “Kauira, este lugar é habitado por deuses que também estão em busca de suas vocações. Todos também querem descobrir a que vieram. Mas a esta hora da manhã é difícil. Têm que trabalhar. Vão construir, limpar, carregar, escrever, contar, vender. Sem eles, este lugar não funciona”.

Se a busca em Itapera não estava fácil, a rotina de trabalho, estudos e relações humanas, somadas à locomoção pelo caótico transporte público da cidade levam Kauira ao limite. Qual a saída para encontrar sua vocação em meio a tanto barulho externo e interno, com tantos estímulos negativos em um mundo que parece completamente louco? Uma pergunta que, assim como a personagem, muitos batalham diariamente para descobrir.

Cada um terá que descobrir sua própria resposta, mas acredito que os caminhos e a descoberta de Kauira possam servir de inspiração para muita gente, assim como autores provam que é possível fazer uma HQ de muita qualidade na periferia.

Kauira Dorme ganha nova campanha no Catarse para reimpressãohttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2019/10/Kauira-Dorme-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2019/10/Kauira-Dorme-1-150x150.jpgThiago LiberalnotíciasquadrinhosCatarse,Diego Torres,Kauira Dorme,Lucas AndradeFacebook Twitter Instagram Youtube Lançada oficialmente em março deste ano na Perifacon, a HQ Kauira Dorme ganhou nova campanha no Catarse, desta vez para o financiamento da segunda tiragem da história de Kauira, um ser de luz em busca de sua vocação como deusa que veio parar na periferia de São Paulo. O sucesso...O Impulso HQ é um site e canal no YouTube dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!