“Fiquei bastante surpreso. Embora tivesse a expectativa de que o evento poderia ter um grande número de interessados, ele foi bem maior do que eu esperava. Acho que isso indica um amadurecimento da pesquisa na área.”, comenta Waldomiro Vergueiro, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP e um dos organizadores do encontro científico sobre HQ.

A declaração dada é sobre o número de inscritos para as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. A organização do congresso divulgou esta semana que recebeu mais de 260 resumos para inscrição. O interessante a se analisar é que segunda a própria organização, o número de inscritos foi considerado muito acima de média esperada.

Um dos grandes motivos desse excelente número pode ser a aceitação do público e mídia. “Os comentários são sempre positivos e demonstram que esse é o momento certo para uma iniciativa dessas”, diz Nobu Chinen, professor da Universidade Oswaldo Cruz e também coordenador do congresso. “Dá a impressão que as pessoas já estavam à espera de um evento assim, que dê aos quadrinhos o tratamento que eles merecem.”

A organização também divulgou que os textos já começaram a ser enviados à Comissão Científica do congresso, que será realizado na Universidade de São Paulo. Os resumos foram enviados por pesquisadores de diferentes partes do país e do exterior.  Houve trabalhos vindos da Espanha, Argentina e Estados Unidos.

A comissão é formada por 21 doutores de universidades brasileiras e de outros países. Caberá a eles definir se o conteúdo das propostas atende às normas exigidas pelo encontro. Os resultados serão divulgados aos autores até o fim de abril.

Lembrando que o prazo para submissão dos resumos terminou no último dia 31 de março. As inscrições continuam abertas para quem tiver interesse em participar como ouvinte. A pessoa pode se credenciar por meio do site do congresso: www.jornadasinternacionais.com.br

O encontro será realizado entre 23 e 26 de agosto na Escola de Comunicações e Artes da USP. Além das mesas temáticas com os autores dos resumos, o evento irá contar com conferências de especialistas em quadrinhos brasileiros e de outros países.

Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos
Quando: 23 a 26 de agosto de 2011
Onde: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Endereço:  Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Butantã, São Paulo

Renato LebeauquadrinhosJornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos,Nobu Chinen,USP,Waldomiro Vergueiro“Fiquei bastante surpreso. Embora tivesse a expectativa de que o evento poderia ter um grande número de interessados, ele foi bem maior do que eu esperava. Acho que isso indica um amadurecimento da pesquisa na área.”, comenta Waldomiro Vergueiro, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP e...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe