batman_70

Visto no Folha – por Pedro Cirne

Lançamentos enfocam o desenvolvimento de Batman, que completa 70 anos, e dos Vingadores O primeiro número de “Batman 70 Anos” e o novo exemplar de “Biblioteca Histórica Marvel – Vingadores” são dois lançamentos que, somados, dão mais de 400 páginas de histórias com gosto de nostalgia.

Afinal, republicam HQs clássicas, daquelas que ajudam a mostrar como foram construídos esses heróis surgidos nos quadrinhos e que ganharam (ou estão ganhando) espaço no cinema.

A coleção “Batman 70 Anos”, em quatro volumes, celebra a criação do herói com edições que reúnem histórias de cada uma de suas sete décadas de existência. Agrupadas por temas, as HQs mostram a evolução não só na representação do personagem, mas também no ritmo e no tom das histórias.

Por exemplo: na história mais antiga do primeiro número, lançada em 1940, ainda não havia o Robin, e o Batman não só era mais sombrio como, em tempos pré-politicamente corretos, podia matar seus rivais.

Já a aventura seguinte, de 1957, mostra Batman envolvido em um divertido problema.

Um fã, batizado em sua homenagem, resolve se tornar um super-herói: Batman Jones, mesmo sem ter completado dez anos. E o Batman original, por mais que tente, não consegue dissuadi-lo da ideia. Outra história, essa dos anos 80, traz a primeira vez em que Jason Todd usa o uniforme de Robin.

vingadores

Já o segundo volume de “Biblioteca Histórica Marvel -Vingadores” traz dez histórias publicadas de 1964 a 1965. Se, no volume que abriu a série, foi mostrada a origem do grupo, com Thor,  Homem de Ferro e Hulk, é nas páginas desta edição que é apresentada sua primeira reformulação.

A Marvel ousou, em 1965, ao retirar os heróis mais famosos da revista e deixar Vingadores com um único personagem renomado, o Capitão América, e três outros membros que até então eram vilões: Gavião Arqueiro, Mercúrio e Feiticeira Escarlate. E hoje, no início do século 21, a Marvel tem ousado mais uma vez com os Vingadores.

O estúdio de cinema da editora estreou no ano passado com dois filmes: “Homem de Ferro” e “O Incrível Hulk”. Trata-se de uma série de, a princípio, seis longas, que vai culminar com o filme dos Vingadores em 2012.

As histórias iniciais reunidas na coleção “Biblioteca Histórica” mostram o que levou os Vingadores a esse status de estrelas da editora.

BATMAN 70 ANOS Nº 1
Autores: Bill Finger, Bob Kane e outros
Editora: Panini
Quanto: R$ 19,90 (196 páginas)

BIBLIOTECA HISTÓRICA MARVEL – VINGADORES Nº 2
Autores: Stan Lee, Jack Kirby e Don Heck
Editora: Panini
Quanto: R$ 52 (220 páginas)

Visto no Folha – por Pedro Cirne

Renato LebeauquadrinhosBatman,Bill Finger,Bob Kane,Don Heck,Jack Kirby,Panini,Robin,Stan Lee,VingadoresVisto no Folha – por Pedro Cirne Lançamentos enfocam o desenvolvimento de Batman, que completa 70 anos, e dos Vingadores O primeiro número de 'Batman 70 Anos' e o novo exemplar de 'Biblioteca Histórica Marvel - Vingadores' são dois lançamentos que, somados, dão mais de 400 páginas de histórias com...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe