hqs_louvreVisto no Gibiteca

Pela primeira vez na história, o Museu do Louvre está exibindo quadrinhos em uma de suas galerias. Na exposição “Cartoons – The Louvre invites comic-strip art”, aberta nesta quinta-feira (22), os visitantes poderão apreciar os trabalhos de cinco artistas das HQs.

Entre as obras, estarão “Période Glaciaire” (período glacial), de Nicolas de Crécy; ” Les Sous-sols du Révolu” (o porão da Revolução), de Marc-Antoine Mathieu; “Aux Heures Impaires” (as horas ímpares), de Éric Liberge; “Rohan au Louvre” (Rohan no Louvre), de Hirohiko Araki e “Le Ciel au-dessus du Louvre” (o céu acima do Louvre), de Bernar Yslaire.

Em todos eles, a história se passa no próprio museu. A aventura criada por Yslaire, por exemplo, acontece em 1793, quando um pintor recebe a ordem de criar um retrato do revolucionário Maximilien de Robespierre no museu, então recém-inaugurado.

Os desenhos de Yslaire, somente em preto e branco ou sépia, mas com alguns traços em vermelho, “lembram aos leitores que há vida, sangue, tristeza e amor” em meio clima sombrio da Revolução Francesa, diz o quadrinista.

Por meio de recursos digitais, o público ainda pode interagir com a obra, recriando seus traços com um lápis eletrônico.

Qualidade estética

O curador Fabrice Douar disse que a iniciativa não é de “modernizar” o Louvre, de “validar” os quadrinhos como forma de arte e nem de conquistar o público jovem para o museu.

“Nós queremos apresentar essa arte com o objetivo de mostrar sua qualidade estética, mas também sua qualidade no sentido de confrontação entre o mundo do Louvre e esse universo alternativo, que é o dos quadrinhos”, afirma Douar.

Ele diz ainda que cada quadrinho foi escolhido para refletir a diversidade da arte. “Quadrinhos não apenas algo alegre… há também quadrinhos contemporâneos, que falam mais sobre a criação, há graphic novels, histórias de detetives e mangá”, diz o curador.

A expectativa é quebrar estereótipos não apenas sobre os quadrinhos, mas também sobre o famoso museu.

“Assim como quadrinhos não apenas para diversão ou entretenimento, o Louvre não é apenas empoeirado e chato”, completa Douar.

Saiba mais informações visitando o site oficial do Museu, clicando aqui.

Fonte: http://www.alemtemporeal.com.br/?pag=curiosidades&cod=2519

Visto no Gibiteca

Renato LebeauquadrinhosCartoons - The Louvre invites comic-strip art,Museu do LouvreVisto no Gibiteca Pela primeira vez na história, o Museu do Louvre está exibindo quadrinhos em uma de suas galerias. Na exposição 'Cartoons - The Louvre invites comic-strip art', aberta nesta quinta-feira (22), os visitantes poderão apreciar os trabalhos de cinco artistas das HQs. Entre as obras, estarão 'Période Glaciaire' (período...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe