Visto no Universo Fantástico

Chegou ao iTunes o segundo episódio de um desastre chamado Watchmen Motion Comics.

É o seguinte: você paga US$ 1,99 para assistir no seu PC ou no iPod um segmento de uns 25 minutos da versão animada da graphic novel épica de Alan Moore & Dave Gibbons.

Por “versão animada”, entenda uma animação em flash de quinta categoria, onde o texto dos balões é interpretado por um único ator – inclusive as falas de personagens femininos (!).

É essa a idéia da Warner para “popularizar a história original” a tempo do lançamento do filme, ano que vem.

O blog gringo io9, dedicado à ficção científica, publicou um post recentemente xingando a onda das HQs animadas.

De Heroes; Watchmen, passando pelas versões em movimento de Invincible, de Robert Kirkman, e, de Stephen King, vídeos desse tipo não páram de surgir por aí. Não dá para culpar ninguém, é um jeito relativamente rápido e barato de produzir conteúdo para novas mídias.

Mas, enquanto as versões de Watchmen e Envincible sujam a reputação desse sub-gênero, que você já viu aqui no Ultra, não fez feio, com um ótimo elenco de dubladores e uma animação mais sofisticada.

O io9 diz que HQs animadas não são o futuro das HQs, e acho que disso ninguém discorda. Não dá para comprar a idéia de que um híbrido de slide-show com desenho animado possa substituir uma forma de arte que nasceu para ser estática e já é perfeita no papel.

PORÉM! É possível, sim, fazer uma HQ animada funcionar, e o exemplo máximo disso é o vídeo aí embaixo.

Metal Gear Solid: Digital Graphic Novel, para o console PSP, uma HQ digital baseada no jogo da Konami para PlayStation, com arte do incomparável Ashley Wood.

No dia em que alguém fizer uma HQ animada assim para a web a gente volta a conversar.

Clique aqui para ver o post do io9 e um trecho da versão tosca de Watchmen para a web.

Super Interessante – por André Sirangelo

Visto no Universo Fantástico

Renato LebeauquadrinhosAlan Moore,Dave Gibbons,Motion Comics,WatchmenVisto no Universo Fantástico Chegou ao iTunes o segundo episódio de um desastre chamado Watchmen Motion Comics. É o seguinte: você paga US$ 1,99 para assistir no seu PC ou no iPod um segmento de uns 25 minutos da versão animada da graphic novel épica de Alan Moore & Dave Gibbons. Por...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe