Com o objetivo de popularizar a Ciência e a Tecnologia no estado do Ceará e identificar jovens talentosos, estimulando o seu interesse por essa área, nos meses de maio e junho, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece) e CNPq/MCTI lançou a história em quadrinhos “Ceará Faz Ciência”, que faz parte do projeto que leva o mesmo nome.

“O Projeto Ceará Faz Ciência configura-se como um importante instrumento para melhoria do ensino e para despertar vocações científicas e tecnológicas. A partir deste trabalho de iniciação científica, há um estímulo para que nossos jovens se interessem por uma carreira profissional que envolva a C&T, dentro das vocações naturais do nosso Estado”, frisa o secretário da Secitece, René Barreira.

O projeto se deu de forma itinerante, com uma seleção de 100 trabalhos científicos – 25 em cada uma das quatro regiões participantes – de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico. Os trabalhos selecionados foram expostos em Feiras e Mostras Científicas nos meses de maio e junho de 2012, em quatro regiões do estado do Ceará: Litoral Leste, Região Norte, Cariri e Inhamuns.

Nas quatro regiões, os melhores trabalhos recebem bolsas de Iniciação Científica Júnior e participam da Exposição Ceará Faz Ciência, a ser realizada em outubro, em Fortaleza, por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Em complemento às ações do projeto, foi produzida uma história em quadrinhos com roteiro de Zé Wellington, desenhos de Paulo Fernando e cores de Alef Carloto. A HQ se passa em uma sala de aula, onde um apaixonado professor mostra aos seus alunos como as ciências podem ser encontradas em todos os aspectos das suas vidas.

Para conferir a HQ que está disponível para leitura gratuita, clique aqui.

Renato LebeauquadrinhosAlef Carloto,Ceará Faz Ciência,Paulo Fernando,René Barreira,Zé WellingtonCom o objetivo de popularizar a Ciência e a Tecnologia no estado do Ceará e identificar jovens talentosos, estimulando o seu interesse por essa área, nos meses de maio e junho, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece) e CNPq/MCTI lançou a história...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe