Sinopse: Harry Potter tem a difícil missão de encontrar as horcruxes para derrotar Voldemort. Mas Dumbledore também deixou pistas de itens que podem ajudar Harry nessa batalha contra as trevas.

Spoilerômetro: nenhum spoiler

Por Guilherme Kroll e Carla Bitelli

Finalmente a saga de Harry Potter e Voldemort chega ao apoteótico final no cinema. Os fãs sem preguiça já conhecem o desfecho há muito tempo, pois o livro em que esse filme é baseado foi lançado em 2007. Para dar conta de uma história repleta de detalhes, os produtores dividiram a última aventura em duas partes. Ou seja, o Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 1) será lançado agora e a parte final, no meio de 2011.

Apesar da clara intenção de ganhar mais dinheiro, fica também evidente que não seria possível a redução do último livro em apenas um filme. Nesta primeira parte, muito da narrativa original foi devidamente enxugado, evitando detalhes pouco importantes que derivassem em longas explicações. O diretor David Yates e o roteirista Steve Kloves privilegiaram a relação entre os personagens principais e optaram por excluir diversos momentos emotivos, de redenção e culpa, envolvendo personagens secundários — por exemplo, o pedido de desculpas de Duda, bem como a discussão com Lupin sobre o papel de um pai.

Fãs puristas podem sentir falta dessas passagens, mas é justamente a exclusão delas que abre importantes minutos para trabalhar a tensão entre o trio principal: o medo da morte e o peso da liderança em Harry, a questão do papel feminino e do saber formal em Hermione, o apelo emocional e a forte relação familiar em Rony. Há ainda algo mais: uma ligeira tensão erótica entre Hermione e Harry, algo nunca explorado por J. K. Rowling.

E toda essa sedimentação das relações conduz os espectadores para o esperado confronto entre Harry e Voldemort — que virá apenas na segunda parte —, entremeando metáforas sobre amadurecimento e chegada à vida adulta. Não passam batidos os paralelos entre a história dos bruxos e a História, como as ditaduras e a supressão das liberdades civis.

O clima da narrativa, como não poderia deixar de ser, é ainda mais sombrio. Yates, diretor que introduziu esse elemento na série cinematográfica, usa isso com maestria. Já experiente na série (é dele A Ordem da Fênix e O Enigma do Príncipe), ele nos brinda com lindas imagens da paisagem da região, apresentando planos abertos que intensificam a solidão em que vivem os personagens naquele momento.

As atuações de Emma Watson (Hermione) e Rupert Grint (Rony) estão ótimas e convincentes. Daniel Radcliffe como Harry fica um pouco abaixo dos colegas, mas segura a onda.

O corte da história é um pouco à frente da metade do livro, mas também um dos únicos possíveis. O gancho para o próximo filme é empolgante e vai deixar os fãs ainda mais ansiosos. O filme retrata bem a história contada por Rowling e reduz um pouco a sensação de adeus que a autora consciente ou inconscientemente impregnou no livro.

Adolescentes que cresceram lendo a série terão arrepios. De fato, o evento de uma geração chega ao fim.

Ficha Técnica
Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 1)
Direção: David Yates
Roteiro: Steve Kloves
Elenco: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Alan Rickman, Ralph Fiennes, Helena Bonham Carter
Duração: 146 minutos
País: Reino Unido, Estados Unidos

Trailer:

Texto originalmente publicado no CineDude

Edu FernandesquadrinhosAlan Rickman,Daniel Radcliffe,David Yates,Emma Watson,Harry Potter,Helena Bonham-Carter,Ralph Fiennes,Rupert GrintSinopse: Harry Potter tem a difícil missão de encontrar as horcruxes para derrotar Voldemort. Mas Dumbledore também deixou pistas de itens que podem ajudar Harry nessa batalha contra as trevas. Spoilerômetro: nenhum spoiler Por Guilherme Kroll e Carla Bitelli Finalmente a saga de Harry Potter e Voldemort chega ao apoteótico final no...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe