Visto no Universo Fantástico

O estreante Jason Wilson é o artista da vez no mercado de quadrinhos da Inglaterra. Mas o burburinho em torno de seu nome não está restrito apenas aos círculos de fãs de gibis e já virou tema de discussões entre autoridades da região de Midland West.

E o motivo é o lançamento do álbum de luxo Him & Her’s Smuggling Vacation (algo como As Férias de Contrabando Deles, em tradução livre), escrito e desenhado por Wilson e inspirado em um episódio verídico da juventude de seu pai, Anthony Cyril Spencer, que traficou maconha da Espanha para a Inglaterra fazendo uma ponte por outros países da Europa sem ser incomodado.

Spencer já foi declarado pela polícia inglesa um dos criminosos mais procurados do Reino Unido. Por fabricação e contrabando de drogas e assalto à mão armada, ele havia passado duas décadas na prisão antes de, no início desta década, ser novamente condenado a seis anos de reclusão na Espanha, por tráfico de maconha.

Nesse último período de cárcere, o traficante se uniu ao filho para contar sua história na graphic novel.

O problema, porém, é que, mesmo se tratando de uma aventura escrita em tom de pura comédia e misturada a elementos ficcionais, Him & Her’s Smuggling Vacation está sendo apontada como um guia detalhado e completo de como traficar drogas para a Inglaterra.

E não é para menos. Na HQ, há explicações sobre os melhores meios de transporte para esse fim; como levar maconha pelo mar e secá-la em terra; formas seguras de comunicação dos planos; descrição de como os policiais agem nas operações de vigilância; e muitas outras revelações que estão causando desconforto na polícia e entre os políticos.

“Estou absolutamente constrangido. Não quero impedir que criminosos escrevam sobre suas experiências. Mas colocar informações como essas em uma revista em quadrinhos é altamente perigoso, pois só aumentará o conhecimento criminal dos presos”, disse Khalid Mahmood, do partido Labour e membro do Parlamento do Reino Unido, em entrevista ao jornal britânico Sunday Mercury News. “Não podemos transformar nossas prisões em universidades do crime”, completou.

A preocupação de Mahmood se deve ao fato de que a graphic novel já é sucesso entre os detentos da prisão de Winson Green, que receberam alguns exemplares das mãos de amigos e parentes. Para desespero das autoridades inglesas, a intenção de Jason Wilson é a de que sua HQ chegue a todas as prisões da Inglaterra.

Lançada originalmente em seu próprio site, no ano passado, a história em quadrinhos era disponibilizada em capítulos até chamar a atenção da editora Dealer Comics. A publicação online foi interrompida na página 66 e a versão impressa (completa, com 74 páginas) já está circulando há cerca de dois meses.

Além da população carcerária, os fãs de quadrinhos e a crítica especializada também reagiram positivamente à HQ, registrando opiniões em blogs e fóruns de discussão na internet européia e norte-americana.

Isso porque, livre de qualquer preconceito ou moralismo, é fácil encarar Him & Her’s Smuggling Vacation como uma leitura obrigatória para quem gosta do estilo europeu de fazer HQs de humor com arte expressiva e caricatural, diálogos cortantes e diagramação quase caótica dos balões.

E embora Wilson afirme que sua graphic novel não tem a intenção de conferir uma áurea heróica aos criminosos, nas cenas de quase prisão ou de fuga do personagem principal é difícil não torcer a favor daquele que deveria ser encarado como um dos vilões da história e é mostrado como uma simpática vítima diante do leitor.

Segundo o Sunday Mercury News, ainda não há manifestações oficiais da polícia ou do departamento prisional de Midland West sobre o assunto. Por enquanto, não existem impedimentos legais contra a leitura do álbum dentro dos presídios.

E do lado de fora, a publicidade espontânea está garantindo um ótimo resultado de vendas, de acordo com informações de Jason Wilson.

Além disso, o impacto do tema nos leitores vem gerando comentários bem menos acalorados que os das autoridades inglesas. “Já imaginou se o álbum fosse impresso em folha de maconha? (…) Ficaria mais fácil passar pela fiscalização”, brincou um visitante do blog norte-americano The Beat.

As primeiras 66 páginas de Him & Her’s Smuggling Vacation continuam disponíveis para download (OBLOG IMPULSO HQ NÃO CONSEGUIU ACESSAR!) no site da publicação, que apresenta, entre outras atrações, galeria de esboços e informações adicionais sobre a HQ.

>> Universo HQ – por Marcus Ramone

Visto no Universo Fantástico

Renato LebeauquadrinhosAnthony Cyril Spencer,Him & Her’s Smuggling Vacation,Jason Wilson,Midland WestVisto no Universo Fantástico O estreante Jason Wilson é o artista da vez no mercado de quadrinhos da Inglaterra. Mas o burburinho em torno de seu nome não está restrito apenas aos círculos de fãs de gibis e já virou tema de discussões entre autoridades da região de Midland West. E...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe