Filósofo, crítico literário, jornalista e militante do partido comunista, Antonio Gramsci (1891-1937) foi um dos mais influentes pensadores do século XX

Neste livro, o filósofo argentino Néstor Kohan, um dos principais especialistas na obra Gramsci na América Latina, juntou-se ao cartunista Rep para apresentar de maneira simples e clara a biografia e o pensamento do marxista italiano.

Alternando textos e charges, o livro retrata momentos fundamentais da história da Europa no século XX, como a ascensão do fascismo na Itália e a Revolução Russa, enquanto narra a trajetória do filósofo, da infância pobre no sul da Itália à entrada na universidade como bolsista, passando pela descoberta do marxismo e a perseguição pelo fascismo de Benito Mussolini, que culminou em sua prisão em 1926, onde permaneceu até 1934.

O pensamento gramsciano tem destaque no livro. O conceito de “hegemonia cultural”, por exemplo, tão citado nos últimos tempos, é explicado em seu contexto histórico e possibilidades transformadoras da sociedade.

Gramsci em Quadrinhos é uma introdução clara e didática a um pensador que inspirou autores tão diversos como Paulo Freire, Toni Negri, Eric Hobsbawm e Michael Löwy. O prefácio da edição brasileira é assinado pelo professor de história da USP Lincoln Secco, um dos maiores especialistas na obra do italiano no Brasil.

O filósofo Néstor Kohan (Buenos Aires, 1967) é professor da Universidade de Buenos Aires. É autor de dezenas de livros e estudos sobre Marx e os desenvolvimentos do marxismo na América Latina. É membro da Asociación Argentina Antonio Gramsci, seção da International Gramsci Society (IGS). Também escreveu sobre autores como Rosa Luxemburgo e György Lukács.

Miguel Repiso ou Rep (Buenos Aires, 1961), é desenhista autodidata. É autor de 37 livros de charges, textos e fotografias, além de quadrinhos. Recebeu vários prêmios internacionais e participou de centenas de exposições nacionais e internacionais. É colaborador, desde sempre, do Página/12. Para Quino, criador da Mafalda, “Rep é sem dúvida o desenhista mais original que a Argentina produziu nos últimos anos”.

Gramsci em Quadrinhos
Editora Veneta
Autores: Néstor Kohan e Rep
Tradução: Marcelo Barbão
Prefácio: Lincoln Secco
Acabamento brochura
Preto e branco
192 páginas
17×24 cm
R$ 49,90

Gramsci em Quadrinhos é o próximo lançamento da Venetahttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2019/10/Gramsci-em-Quadrinhos-veneta-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2019/10/Gramsci-em-Quadrinhos-veneta-1-150x150.jpgRenato LebeaunotíciasquadrinhosGramsci,Lincoln Secco,Marcelo Barbão,Néstor Kohan,Rep,VenetaFacebook Twitter Instagram Youtube Filósofo, crítico literário, jornalista e militante do partido comunista, Antonio Gramsci (1891-1937) foi um dos mais influentes pensadores do século XX Neste livro, o filósofo argentino Néstor Kohan, um dos principais especialistas na obra Gramsci na América Latina, juntou-se ao cartunista Rep para apresentar de maneira simples e clara a...O Impulso HQ é um site e canal no YouTube dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!