No dia 24 de outubro, na Livraria HQ Mix, será lançado a décima oitava edição da revista Graffiti 76% Quadrinhos.

O evento começa a partir das 20h e a entrada é franca.

Essa nova edição é dedicada ao futebol que é retratado sob diversas linguagens e olhares fixados em épocas e ângulos diferentes por 13 autores.

Todos eles apresentam trabalhos autorais criados especialmente para este volume temático. Para a capa, a revista contou com a aquarela do chargista e ilustrador mineiro Marcelo Lelis, colaborador da Graffiti desde seu número 0.

A seguir um breve texto sobre os artistas dessa edição e sua colaboração.

Nas primeiras páginas, o gaúcho Guazzelli, premiado no último HQ Mix com o álbum O Relógio Insano (da coleção 100% Quadrinhos, da Graffiti) resgata uma Montevidéu embriagada pela histórica partida entre Brasil e Uruguai na Copa de 1950. O protagonista relembra um passado onde a superstição sustenta sua convicção.

Um dos arquivos vivos da charge brasileira, Nilson, traz seus personagens ao meio-de-campo com humor, simplicidade e economia de sempre. Seus personagens dão risada junto ao leitor.

Luciano Irrthum marca posição inconfundível na edição. Seu traço sem rodeios é a própria história, em que os personagens falam em silêncio sobre um futebol regido por ganância.

Em seu artigo, o jornalista Pablo Pires, um dos editores da revista, volta atrás, ao ano de 1969, para resgatar a Guerra do Futebol, ou Guerra das Cem Horas, como ficou conhecido o sangerento conflito entre El Salvador e Honduras, cujo déficit humano chegou a pelo menos 2.000 mortos.

A história de Bruno Azevêdo e Licida Vidal chama atenção pela exposição da intimidade entre o quadrinho e a pintura. A ficção se abre à nostalgia de um futebol inocente.

O mineiro Alves apresenta uma ficção quadro a quadro em cor bem peculiar, sobre um réptil gigante – um alusão e uma homenagem improvável ao monstro Godzila. Em outra história do mesmo autor, a paixão pelo esporte é o que une seus personagens ao redor de um famigerado campinho de futebol.

O pernambucano Mascaro mostra em uma página de quadros seqüenciais o encantamento gerado pelo futebol.

O fotógrafo André Fossati expõe fotos flagradas dentro de um estádio, onde a luz e textura confirmam a preferência estética do artista por ângulos subjetivos.

Outra ilustre participação é a do carioca Patati, desta vez em parceria com João Sánchez. Eles vêm com uma história ambientada nos tempos em que o futebol era uma moda estrangeira, e o samba era apenas uma festa, e não um gênero musical. E para retratar esse período, nada tão apropriado como o samba “Partido Alto”, de Chico Buarque, que dá o compasso de toda a ficção da dupla.

O premiado ilustrador mineiro Cau Gomez participa com uma seqüência direta, dúbia e bem-humorada, intitulada “Operação Bola”, onde crime, vício e futebol vão de mãos dadas.

Fabiano, um dos editores da revista, atualiza o tema com uma ficção sobre o jogo sujo da cartolagem, com diálogos que retratam um lado nada romântico do universo do futebol.

Nas últimas páginas, o quadrinista Guga Schultze traz um conto poético que se desenrola em vários corredores de Belo Horizonte, com um traço impressionista.
Esta edição da Graffiti é bilingue. A exemplo do número 16 (que teve versão do texto em italiano) a tradução é para o espanhol, o que possibilita sua divulgação também em outros países da america latina.

A revista foi realizada com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Para mais informações acesse o site da publicação.

HQ Mix Livraria
Praça Roosevelt, 142
Centro – São Paulo – SP

Renato LebeauquadrinhosAlves,André Fossati,Bruno Azevêdo,Cau Gomez,Graffiti 76%,Guazzelli,Guga Schultze,Licida Vidal,livraria HQ Mix,Mascaro,Nilson,Pablo Pires,PatatiNo dia 24 de outubro, na Livraria HQ Mix, será lançado a décima oitava edição da revista Graffiti 76% Quadrinhos. O evento começa a partir das 20h e a entrada é franca. Essa nova edição é dedicada ao futebol que é retratado sob diversas linguagens e olhares fixados em épocas e...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe