Nova graphic novel de Winshluss, premiado codiretor de Persépolis, traz o clássico de Carlo Collodi em uma versão que mescla as técnicas do grafite, da caricatura e da tira de jornal

Em vez do boneco de madeira mentiroso que sonha em se transformar em menino de carne e osso, um super-robô criado por Gepeto para uso militar. Assim é o protagonista da graphic novel Pinóquio, premiada no Festival d’Angoulême de 2009, do autor francês Winshluss.

A inocência do personagem original criado por Carlo Collodi dá lugar a um protagonista sombrio. Pinóquio é uma máquina de guerra que, em suas andanças por locais sórdidos, entra em contato com a violência, a ganância, a corrupção e a crueldade enquanto conhece a fauna humana – do industrial que explora a mão de obra infantil (e para quem Pinóquio trabalha) a implacáveis caçadores de recompensas, além de uma Branca de Neve pós-moderna e sete anões sadomasoquistas.

A trama é contada quase exclusivamente por meio de imagens. Só há texto nas reflexões do personagem Jiminy Barata, correspondente ao Grilo Falante original. Em sua talentosa criação, Winshluss – pseudônimo de Vincent Paronnaud – alia desenhos com alto grau de detalhamento a uma estética que mescla técnicas do grafite, da caricatura e da tira de jornal.

Mestre do humor macabro, Winshluss ganhou em 2007, junto com Marjane Satrapi, o Prêmio do Júri do Festival de Cannes como codiretor do longa de animação Persépolis, que também recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Animação em 2008. Com Pinóquio, Winshluss ganhou o prêmio de melhor álbum no Festival International de la Bande Dessinée de 2009 em Angoulême (França).

Publicada no Brasil pela Globo Livros Graphics, a graphic novel Pinóquio será lançada durante a 22º Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Pinóquio
Editora: Globo Livros Graphics
Autor: Winshluss
Tradução: Carol Bensimon
192 páginas
21 x 29 cm
R$ 75,00

Renato LebeauquadrinhosCarol bensimon,Globo Livros Graphics,Pinóquio,WinshlussNova graphic novel de Winshluss, premiado codiretor de Persépolis, traz o clássico de Carlo Collodi em uma versão que mescla as técnicas do grafite, da caricatura e da tira de jornal Em vez do boneco de madeira mentiroso que sonha em se transformar em menino de carne e osso, um...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe