O italiano Taninio Liberatore, criador de Ranxerox, e outros convidados internacionais são as atrações da segunda edição da Gibicon2012

O ano de 2011 pode ser considerado o ano dos eventos sobre quadrinhos no Brasil, e entre os vários excelentes que foram idealizados, um dos que tiveram mais destaque com certeza foi a edição de número “zero” da Gibicon – Convenção internacional de quadrinhos de Curitiba. Para a alegria de muitos, os realizadores já começaram a divulgar as datas e as atrações para a próxima edição, que promete a mesma qualidade e algumas novidades em relação a edição anterior.

A primeira é que agora quem assume a coordenação geral do evento é Fabrizio Andriani, deixando assim, o quadrinhista José Aguiar responsável pela curadoria do Gibicon nº1. A mudança é em decorrência a expansão do evento que será maior, com mais convidados, espaços na cidade, oficinas, palestras e exposições e feira de quadrinhos. “A equipe da Gibicon ficou bem maior para melhor gerir os diversos espaços nos quais a Convenção será realizada”, afirma Fabrizio para o Impulso HQ.

Como já anunciado desde o princípio da sua criação, o tema principal desde ano é a celebração dos 30 anos da Gibiteca de Curitiba, a primeira da América Latina, logo, além dos convidados de fora, o evento terá muito espaço para os artistas locais, do passado e presente.

Uma das principais mudanças para essa edição está no que se refere ao espaço dos estandes e mesas, que serão locadas, e haverá muito mais comércio de quadrinho e tudo o que orbita este universo, além de um setor de patrocínios, que antes não havia.

De acordo com a organização a ação é um reflexo do número de visitantes da última edição, que foi bem superior ao esperado, portanto as sessões de autógrafos e oficinas serão organizadas com horários fixos e pré-inscrições no site oficial do evento, local onde também serão disponibilizados os valores das locações de mesas e estandes. Outra revelação é que haverá mais de um local para as festas do evento, além de um belo café no mezanino do Memorial de Curitiba, e uma das maiores aquisições é a entrada da Cinemateca de Curitiba no evento.

Já a programação será eclética tendo espaço para exposições que envolvam quadrinhos russos, inédita no Brasil, uma exposição em tributo a Sergio Bonelli, também inédita nas Américas intitulada “L’Audace Bonelli”, exposição de quadrinhos de super-heróis, com a participação de Renato Guedes, Carlos Magno, Joe Bennett, Ibraim Roberson, Eduardo Risso e Rod Reis, além de receberem o II Encontro internacional de Jornalismo em Quadrinhos.

Apesar dos vários os destaques, a grande atração provavelmente será a vinda do quadrinhista italiano Taninio Liberatore, criador de Ranxerox, que fará uma palestra, além de ter uma exposição totalmente dedicada a ele. De acordo com a organização, negociações com o autor estão se desenrolando para que ele crie um dos posteres oficiais do evento. Da Itália também virão mais três autores bonelianos: Fabio Civitelli, Moreno Burattini, roteirista de Zagor, e o terceiro nome será revelado em breve. “Foram sugeridos os nomes de Pascoale Frisenda (Magico Vento) e Giovanni Ticci (TEX)”, revela Fabrizio.

José Aguiar falou um pouco mais dos outros convidados internacionais: “da Argentina teremos Eduardo Risso e Salvador Sans, que estará lançando um livro, e da Alemanha teremos Isbel Kreitz e Mawil, que pela primeira vez irá publicar um livro em português”, o quadrinhista também confirmou que mais uma vez, a Gibicon tomará Curitiba. “O evento estará por toda a cidade de novo. Agora também em espaços alternativos fora as grandes salas de exposição, e durante outubro serão realizadas ações pré-Gibicon com as aberturas das exposições”.

Oficialmente a Gibicon está programada para ser realizada entre 25 e 28 de outubro, com as atividades se iniciando a partir das 10h até às 19 horas, sendo que no período da manhã terá um espaço destinado para o público infantil, que será o GIBIKIDS.

O evento conta com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, além das parcerias com o Consulado Italiano e o Instituto Italiano de Cultura, Goethe-Institut, a Aliança Francesa e o Consulado do Japão. “O evento só é possível na somatória de muita gente que acredita nos quadrinhos em Curitiba”, finalizou Fabrizio.

Renato LebeauquadrinhosFabrizio Andriani,Fábio Civitelli,gibicon,José Aguiar,Moreno Burattini,Ranxerox,Taninio Liberatore,TEX,ZagorO italiano Taninio Liberatore, criador de Ranxerox, e outros convidados internacionais são as atrações da segunda edição da Gibicon2012 O ano de 2011 pode ser considerado o ano dos eventos sobre quadrinhos no Brasil, e entre os vários excelentes que foram idealizados, um dos que tiveram mais destaque com certeza...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe