Um grupo de cartunistas premiados internacionalmente entre eles os brasileiros Alexander Moreira e Sergio Raul Morettini, veio a público através de uma carta revelar a fraude do salão Caragiale Hall of Humor, na Romênia.

Em 2008 a Federação Romena de Cartunistas promoveu o evento mantendo uma exposição virtual no site com as artes de cerca de 160 artistas internacionais. De acordo com os cartunistas os compromissos estabelecidos pelos organizadores nos regulamentos nunca foram concluídos, entre eles uma viagem gratuita à Romênia com estadia e alimentação pagas por uma semana para os 20 vencedores do Prêmio de Excelência.

Os cartunistas alegam que o catálogo da exposição nunca foi enviado. A organização afirma que enviá-los poderia causar insatisfação com os outros participantes (os não vencedores), e que a Romênia está em crise e, por essa razão não podia honrar os seus compromissos.

Mas o site que havia desaparecido está de volta online promovendo o salão de humor.

Os cartunistas entraram em contato com os funcionários consulares da Federação Internacional de Cartunistas e alegam que acabaram sendo ignorados.

O Impulso HQ conversou com Sergio Morettini, um dos principais artistas do humor gráfico no Brasil, e que assina a carta, para obter mais informações sobre a situação que os cartunistas que participaram do salão Caragiale Hall of Humor se encontram.

Impulso HQ: A carta foi enviada para a organização do salão na Romênia? Vocês obtiveram alguma resposta?
Sergio Morettini:
Foram solicitadas repetidas vezes que o salão cumprisse com os compromissos estabelecidos  no regulamento, disto já tem dois  anos e sempre responderam com subterfúgios: primeiro pedindo um tempo por causa da crise européia, depois pelo afastamento do presidente do salão por motivos de saúde, até o cargo ser preenchido. Em seguida retomaram o argumento da crise, quando Nicolae Ionita assumiu novamente a função por obra da magia, sem sabermos se as tais eleições tinham acontecido.

Veja bem, a gente esgotou a  tolerância. Fomos prejudicados não só financeiramente, sobretudo moralmente. Viajei para Argentina para tramitar meu passaporte para poder viajar, isto gerou um custo, assim como enviar os originais pelo correio para Romênia, além disso, você informa a amigos e sites que foi vencedor, e irá viajar. As pessoas ficam perguntando e você passa até vergonha.

Vendo que não tinha solução decidimos em conjunto fazer publica a fraude, não faria muito sentido, pessoas de países diferentes se reunirem para reivindicar algo que não fosse real.

IHQ: Os cartunistas entraram em contato com a  FECO (organização internacional que deve observar, fiscalizar e controlar esses Festivais e Salões de Humor)?
Sergio Morettini:
E-mails foram enviados para as confederações e consulados contatados a procura de ajuda e todos ficaram  omissos. No caso, entrar judicialmente é difícil para os desenhistas  com poucos recursos financeiros  e ainda morando em diversas latitudes.

IHQ: Caso ainda não tenha sucesso com a carta qual será o próximo passo dos cartunistas envolvidos?
Sergio Morettini:Acredito que cada um fará contatos  com sites e confederações, para que a questão seja  conhecida em extensão global. Se existira algum tipo de punição  para essas pessoas e associação não será  pelas nossas mãos, não temos poder para isto, somente o desejo que fraudes como estas não voltem a acontecer.

Seguiremos nossas carreiras, lutando, levando beleza, arte, cultura, alegria, para as pessoas, essa e nossa função. Existe a possibilidade de organizar um salão de humor latino-americano, com nossos vultos históricos, ai seria necessários patrocínios. Com essas leis de incentivo cultural e a falta de interesse  o projeto pode se considerar até utópico, mais quem sabe.

______________________________________

Finalizando a carta os cartunistas lembram que o propósito aviso não se trata de uma vingança, e sim de uma forma de alertar outros artistas para não passarem por situação semelhante.

Abaixo segue a carta (em espanhol) enviada para os órgãos responsáveis para fiscalizar os Salões de Humor Internacionais:

Fraude en el salón de caricaturas Caragiale de Rumania

Por medio de esta carta , nosotros artistas graficos:, Alexander Moreira (Brasil) http://fotolog.terra.com.br/alexanderdesenhos, Jorge Bernard (Argentina) http://bernardcartoons.blogspot.com, Adrián Palmas(Argentina) www.adrianpalmas.blogspot.com, Sergio Raul Morettini (Brasil) http://humorettini.zip.net, Guaico (Colombia) http://guaicolandia.blogspot.com, Talal Nayer (Sudan) www.tnayer.blogspot.com, Eden (Uruguay) http://eden-caricatures.blogspot.com.

Estamos haciendo público el fraude del Salón de Humor Caragiale de Rumania.

Representados por sus organizadores, el sr Nicolae Ionita, y la Confederación de Caricaturistas Rumanos que en 2008 desenvolvieron este evento, manteniendo una muestra virtual en la web de sus ilustres próceres en la forma de caricaturas , en el sitio personality.ro Con contenido realizado por cerca de 160 artistas internacionales.

Los compromisos estipulados por los organizadores en el reglamento nunca fueron cumplidos. El premio no remunerado que consistía en un viaje hacia Rumania con estadía y alimentación pagos por una semana para los 20 ganadores del premio Excelencia , nunca aconteció.

Los 20 ganadores fueron: Harutyun Chalikyan (Armenia), Alexander Moreira (Brasil), Jorge Bernard (Argentina), Adrián Palmas(Argentina), Luis Carlos Fernandes (Brasil), Sergio Raul Morettini (Brasil), Dai Pei Cheng (China), Li Ke Xiong (China), Wu Jianjun (China), Guaico (Colombia), Hasan Said ( Egipto), Zaliko Sukalaur (Georgia), Ghobad Emamifard (Ir•n), Eric Peter van der Wal (Holanda), Alexei Kivokourtsev (Rusia), Vladimir Motchalov (Rusia), Talal Nayer (Sudan), Osman Gural Suroglu (TurquÌa),Neil K. Kempsell (Reino Unido), Nikolaj Kapusta (Ucrania), Eden (Uruguay).

Pacientemente esperamos, encontrando el desinterés del Sr. Ionita , que se apartó del cargo alegando problemas de salud , dejando el puesto vacante, para ser ocupado por outro autorizado en elecciones de su confederación.

Misteriosamente Ionita vuelve a asumir sus funciones, continuando a esgrimir los mismos argumentos :”…que Rumania está en crisis y por tal razón no podría honrar sus conpromisos”. El sitio que misteriosamente había desaparecido vuelve a estar on line
El catálogo de la exposición nunca llegó a nuestras manos, sobre el alegato que no los enviarían para evitar descontento con los otros participantes (no ganadores ) que podrían enfadarse por no recibirlos.

Nuestros originales (centenas) que se encuentran en Rumania , fueron enviados por correo y no devueltos , ni cotizados para compra , demostrando total falta de respeto. Solicitamos en este período la ayuda de consulados y autoridades de la Confederación Internacional de Caricaturistas y sólo obtuvimos caso omiso.

Entiéndase que el objetivo de esta notificación para todos los sitios internacionales de caricaturistas, no es destinado a una venganza de nuestra parte, y sí una forma de alertar a otros artistas para que no pasen por una situación similar. La justicia se hará de alguna forma, confiamos en Dios, Agradecemos: Alexander Moreira (Brasil), Jorge Bernard (Argentina), Adrián Palmas(Argentina), Sergio Raul Morettini (Brasil), Guaico (Colombia), Talal Nayer (Sudan), Eden (Uruguay).

Renato LebeauquadrinhosAlexander Moreira,Caragiale Hall of Humor,Sergio Raul MorettiniUm grupo de cartunistas premiados internacionalmente entre eles os brasileiros Alexander Moreira e Sergio Raul Morettini, veio a público através de uma carta revelar a fraude do salão Caragiale Hall of Humor, na Romênia. Em 2008 a Federação Romena de Cartunistas promoveu o evento mantendo uma exposição virtual no site...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe