É mais uma daquelas ironias de nosso indiferente universo.

Howard Phillips Lovecraft, que em vida mal colocava comida na mesa com os ganhos de seus escritos, hoje é reverenciado como um dos alicerces da literatura e da cultura pop, influência incontestável para inúmeros escritores, desenhistas, criadores, diretores e músicos.

Pai do horror cósmico. Criador do Mito de Cthulhu. Mestre do indizível. Impressionante missivista. Um indiscutível mestre do medo, cujos contos flertaram com os mais diversos estilos literários, homenageando o horror gótico, explorando novos caminhos da fantasia, ficção científica e humor.

Era apenas questão de tempo para que Lovecraft se juntasse ao acervo da Darkside, editora com sede no Rio de Janeiro, que desde sua criação tem se dedicado ao terror, fantasia e o universo nerd/geek. Suas publicações sempre são um deleite para os fãs, devido ao excelente trabalho gráfico e tradução.

Os mimos e extras de suas publicações também causam suspiros, como o marcador de página em forma de hoverboard na versão nacional para De Volta Para o Futuro: Os Bastidores da Trilogia (altamente recomendado!).

O Cavaleiro de Providence faz parte agora da linha Medo Clássico da editora, que disponibilizou esse primeiro volume com duas opções de capa. A primeira, Miskatonic Edition, é cinza semelhante a um portão de pedra que guarda em seu interior segredos indizíveis, ornado com o busto do escritor envolto nos tentáculos de Cthulhu, sua mais famosa criação.

Na segunda capa, a Cosmic Edition, Cthulhu é representado com um visual mais psicodélico, remetendo as capas criadas nos anos de 1960 e 1970, quando Lovecraft passou a ser republicado nos Estados Unidos.

Um detalhe que chama a atenção para a Cosmic Edition é que ao fazer download do aplicativo de realidade aumentada da editora, o leitor verá os tentáculos da criatura se movimentarem através de um portal cósmico. É sempre um prazer ver as empresas sabendo quando usar as novas tecnologias para enriquecer seu trabalho.

O projeto gráfico ficou nas mãos do estúdio Retina 78, que não decepciona na arte e design. As ilustrações do artista Walter Pax capturam com maestria as descrições dos horrores amorfos do escritor. Há algumas ilustrações complementares do escritor Robert Block, autor do clássico Psicose e amigo próximo de Lovecraft, com quem trocava cartas e dicas de escrita.

Os contos que compõem o volume cobrem diversas fases de Lovecraft, acompanhando de diversas notas de rodapés com curiosidades, datas e informações históricas. Foi um deleite acompanhar em cada página as narrativas de Dagon, A Cidade sem Nome, Hebert West: Reanimator, O Depoimento de Randolph Carter, O Cão de Caça, O Chamada de Cthulhu, Nas montanhas da Loucura, A Sombra Vinda do Tempo, além do pequeno ensaio A Historia do Necronomicon.

Outro destaque: a tradução de Ramon Mapa está ótima, fluida e bem adaptada, respeitando o estilo peculiar de Lovecraft.

Além dos contos, a edição possui três ensaios dedicados ao escritor e cópias das anotações, desenhos e cartas feitas por Lovecraft ao longo de sua vida. Outro detalhe bacana sobre a dedicação e esmero da editora é a playlist especial, dedicada às criações de escritor, que a Darkside disponibilizou em seu site por meio do Sportfy.
Se tenho alguma queixa é ausência de um marcador de páginas temático na edição. Bem, haverá outras, afinal o portal foi aberto e o legado de horror está em boas mãos.

H.P. Lovecraft – Medo Clássico Volume 1
Editora DarkSide®
Autor: H.P. Lovecraft
Tradutor: Ramon Mapa da Silva
Capa dura
384 páginas
16 x 23 cm

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2018/02/HP-Lovecraft-Medo-Classico-Vol1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2018/02/HP-Lovecraft-Medo-Classico-Vol1-150x150.jpgLily Carrollfora das HQsquadrinhosresenhasCthulhu,Darkside,DarkSide Books,H. P. Lovecraft,Howard Phillips Lovecraft,Ramon MapaFacebook Twitter Instagram Youtube É mais uma daquelas ironias de nosso indiferente universo. Howard Phillips Lovecraft, que em vida mal colocava comida na mesa com os ganhos de seus escritos, hoje é reverenciado como um dos alicerces da literatura e da cultura pop, influência incontestável para inúmeros escritores, desenhistas, criadores, diretores...O Impulso HQ é um site e canal no YouTube dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe