O Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), realizado entre os dias 13 e 17 de novembro, em Belo Horizonte, chega à sua oitava edição com as tradicionais exposições de trabalhos nacionais e internacionais, uma homenagem a Laerte, um dos principais cartunistas do país, e uma novidade: a primeira Rodada de Negócios de Quadrinhos do Brasil, que servirá para intermediar o contato entre editoras e os quadrinhistas interessados em potencializar o seu trabalho.

A parceria, feita entre a Fundação Municipal de Cultura, que promove o FIQ, e o Sebrae Minas, foi selada para profissionalizar o contato informal que já existia entre os artistas, as agências e a editora em festivais passados. “Nas últimas edições percebemos que desenhistas levavam seus portfólios para avaliação e decidimos organizar a Rodada de Negócios para outros campos dos quadrinhos, como roteiro e trabalhos autorais já prontos”, aponta o coordenador do FIQ, Afonso Andrade.

A Rodada de Negócios ocorrerá nos dias 14 e 15 de novembro e a expectativa é que participem até 200 quadrinistas, atendidos por 11 editoras brasileiras e quatro do exterior. Os interessados podem se inscrever no site do evento e se cadastrar para o contato com até quatro editoras participantes.

Uma pesquisa prévia do trabalho dos inscritos e da demanda das agências e editoras também possibilitará que os encontros sejam mais eficientes. “O Sebrae Minas entra com a parte mais operacional da Rodada, para dar mais credibilidade e criar um ambiente propício aos negócios. Ao aproximar a oferta da demanda, queremos unir o que as editoras procuram com o traço, o estilo e o perfil dos quadrinistas. Entendemos que estes encontros entre editoras e quadrinistas serão como mini-consultorias, com geração de conhecimento e aprendizado”, afirma a analista do Sebrae Minas, Raquel Vilarino.

A primeira Rodada de Negócios de Quadrinhos do Brasil coincide com o momento de expansão do mercado em todo o país. Se no passado a maior parte dos quadrinhos brasileiros retratava o tema de humor e era voltada ao público infantil, hoje é possível encontrar dramas, histórias reais, terror e até reflexões filosóficas.

O FIQ, que começou em 1999 e é realizado a cada dois anos, traz ao público um encontro com personagens e autores de todos os estilos. De 13 a 17 de novembro, a Serraria Souza Pinto vai abrigar renomados nomes do HQ e uma programação que conta com oficinas, bate-papos e outras atividades interativas.

Rodada de Negócios de Quadrinhos
14 e 15 de novembro, das 9h às 19h
Serraria Souza Pinto – Avenida Assis Chateaubriand, 809 – Centro
Belo Horizonte/MG
www.fiqbh.com.br

Renato LebeauquadrinhosFIQ,SebraeO Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), realizado entre os dias 13 e 17 de novembro, em Belo Horizonte, chega à sua oitava edição com as tradicionais exposições de trabalhos nacionais e internacionais, uma homenagem a Laerte, um dos principais cartunistas do país, e uma novidade: a primeira Rodada de...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe