O Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) terá pela primeira vez uma mulher em sua curadoria. A convidada é a quadrinista Ana Luiza Koheler, considerada uma das vozes mais importantes na divulgação e discussão sobre a participação feminina no universo dos quadrinhos.

Ana Luiza é natural de Porto Alegre (RS) e formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS. Trabalha desde os 16 anos como ilustradora e, atualmente, dedica-se à ilustração para o mercado editorial europeu e também à ilustração científica no campo da arqueologia. No momento, Ana Luiza trabalha na história em quadrinhos autoral “Beco do Rosário”.

Entre seus trabalhos destacam-se ilustrações arqueológicas para a exposição “12.000 anos: História e Arqueologia do Rio Grande do Sul” no Museu da UFRGS (Porto Alegre, Brasil), “Römermuseum Osterburken” e o “Wikinger Museum Haithabu (Alemanha); ilustrações editoriais para a Freitag Editora (Brasil); os tomos 1 e 2 da BD “Awrah” para as Éditions Daniel Maghen (França) e o tomo 2 da BD “Carthage” para a editora Soleil (França).

Veja entrevista com a mais nova curadora no site ladyscomics.com.br onde ela fala de como recebeu o convite, como a sua presença pode diversificar a curadoria do FIQ e o que ela acha que pode ser feito para evitar comentários preconceituosos e maldosos sobre cosplayers femininos em grandes festivais.

O FIQ é promovido pela Fundação Municipal de Cultura e já tem data marcada, de 11 a 15 de novembro de 2015.

Renato LebeauquadrinhosAna Luiza Koheler,FIQO Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) terá pela primeira vez uma mulher em sua curadoria. A convidada é a quadrinista Ana Luiza Koheler, considerada uma das vozes mais importantes na divulgação e discussão sobre a participação feminina no universo dos quadrinhos. Ana Luiza é natural de Porto Alegre (RS) e...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe