livraria_lotada

Público aproveitando os preços da Livraria Leitura

Em seu quinto dia, sábado, a expectativa para uma visitação recorde e ninguém se decepcionou. Não temos a informação de quantas pessoas estiveram no Palácio das Artes, mas é fato que em determinadas horas achar um lugar vazio para dar uma descansada dentro área de estandes foi bem difícil. As exposições, oficinas para as crianças, bate-papos e as duas livrarias que estavam presentes ficaram praticamente lotadas.

livraria_lotada_02

A primeira mesa do dia foi com o artista alemão Jens Harder, que impressionou os presentes com as apresentações em slides da sua obra que aborda temas de criação e evolução. Jens comentou o fato curioso que em seu álbum sobre a evolução das espécies ele começou com um quadro em branco com um único ponto, e que o seu editor pensou se tratar de um erro na época e mandou refazer essa parte da obra.

Jens-Harder

Jens Harder

Continuando a maratona de bate-papos em seguida quem estava na mesa foi Eddie Berganza, Ivan Freitas, Joe Prado, Eddy Barrows e o quadrinhista brasileiro Ivan Reis que atualmente produz a fase Blackest Night.

black_fiq

Ivan Freitas, Joe Prado, Eddie Berganza, Eddy Barrows e Ivan Reis

Dando continuidade foi a vez de Rafael Grampá, que falou sobre a produção da publicação da Mesmo Delivery, e como a sua experiência em estúdio de animação, e como designer gráfico, ajudou para o desenvolvimento de sua técnica com hachuras.

rafael_grampa

Rafael Grampá

Depois foi a vez de se falar de colorização o, desta vez com Cris Peter e Rod Reis, que comentaram sobre o processo de criação, importância do trabalho de cores em uma HQ.

Cris-Peter_Rod-Reis

Cris Peter e Rod Reis

Para dar continuidade aos bate-papos, foi a vez de Guy Delisle e o jornalista Pablo Pires comporem a mesa. Guy é o autor de PyongYang, Crônicas Birmanesas e do recente Shenzen, e falou sobre HQs e animação e o início de carreira. Logo após o autor canadense autografou os álbuns dos fãs.

guy_delisle

Guy Delisle

O próximo debate tratava de um assunto bem delicado: Scans e Internet: Impacto e Experiências. Estavam na mesa Amauri de Paula, Joe Prado e Sidney Gusman. O interessante é que cada um expôs uma defesa diferente; Amauri é um dos responsáveis pelo site Acervo HQ, ele utilizou dados e estatísticas que demonstravam que o scan da obra da coleção Cidades Ilustradas, da editora Casa 21, não prejudicaram a venda do álbum; Já Sidney Gusman ressaltou o fato de que a publicação possui incentivos do governo, logo não depende de vendas diretas, e afirmou que o contexto de mercado editorial hoje está em um estado irreversível: “Antes a distribuição era nacional e se uma revista não vendesse 30 mil exemplares era cancelada. Hoje a distribuição é setorizada e tem uma tiragem muito menor”, afirma o jornalista.

mesa_scan

Joe Prado, Sidney Gusman e Amauri de Paula

Para o jornalista o caminho agora é achar uma solução para se utilizar o sistema online, para se evitar os prejuízos. Aliás, foi o Sidney Gusman que primeiro falou sobre a ausência das grandes editoras no evento e como a preguiça e acomodação delas atrapalham o mercado, e que elas devem estar esperando quebrar o sistema para depois agirem.

O interessante é que durante o tempo da mesa algumas idéias bem interessantes para se resolver a questão foram levantadas. Quem perdeu foram às grandes editoras que mais uma vez ressaltando, não estavam presentes. Joe Prado falou sobre como os autores tem prejuízo quando o assunto é scans.

craig_thompson_02

Craig Thompson, autografa no FIQ! 2009

Para encerra a maratona do dia quem esteve presente no Teatro João Ceschiatti, foi Craig Thompson, que lotou todo o auditório. O autor de Retalhos (lançado pelo selo Quadrinhos na Cia), falou sobre sua carreira, se ele não se incomoda em se expor, como foi a reação de seus familiares após a publicação, como é falar de si mesmo e a sua forma de trabalho.

fila_craig_thompson

Fila para conseguir o autografo de Crig Thompson

Também durante todo o sábado aconteceram lançamentos independentes e sessão de autógrafos com os quadrinhistas nacionais e internacionais, avaliações de portifólios e Jam Sessions. Em uma delas entrevistamos Gualberto Costa, o Gual, da HQMix Livraria em São Paulo, que nos fala sobre as comemorações de aniversário da loja.

IHQ: A HQMix faz aniversário e está com uma grande programação para as comemorações, inclusive um grande presente é a inauguração da filial, você pode adiantar alguma coisa sobre ela?
Gualberto Costa:
Dia 14 abriremos a filial, que é menorzinha, e terá tudo que a gente tem de importante na HQMix Livraria de importante. Mas ela tem mais espaço, a nova filial chama-se HQMix Noir Livraria porque fica no clube Noir, onde tem um teatro chamado Noir e um bar chamado Noir, então lá tem um espaço grande para lançamento, exposição e para as nossas atividades, e fica onde nós queríamos que é na Augusta. Abriremos com o Guy Delisle, autor de Crônicas Birmanescas, Shenzhen e outros, e com o Ferrari Martins, irmão do Luiz Gê, e sua banda.

cosplay_starwars

FIQ! 2009 teve outras atrações como cosplayers de StarWars

IHQ: Está programada mais alguma surpresa para esse ano?
Gualberto Costa:
Tem sim. A programação está com vários lançamentos, dia 13 receberemos o Samuca, um pernambucano que fez um álbum de cartum, o que é muito raro hoje em dia. Dia 14 tem a inauguração do novo espaço, dia 15 tem o lançamento de João Miguel e de um fanzine do Piauí, do autor Bernardo, que fala sobre a batalha de Jenipapo. Na sexta teremos David Brown, desenhista afroamericano que estará autografando três livros dele, entre eles o Como Desenhar o Obama, e terá quadrinhos dele também. No sábado será o lançamento de Paulo Ramos e Waldomiro Vergueiro que é sobre como usar o Quadrinho na Educação.

Teremos mais lançamentos, mas ai já vem o aniversário da HQMix Livraria, que vai começar dia 26 de outubro e vai até 2 de novembro que é dia de Finados. O nosso aniversário emenda com a Satyrianas que é a maior festa da Praça Roosevelt, onde é a nossa livraria localizada. A Satyrianas é uma festa de 78 horas ininterruptas de muitas peças, e na calçada da existem sete teatros, então terão barracas com encenações.

daniel_hdr_desenho

Desenho de Daniel HDR, com dedicatória ao Impulso HQ

O propulsor dessa festa é o grupo Satyros que está fazendo 20 anos, então faremos uma história em quadrinhos, onde cada artista teatral seja dramaturgo, atores, diretores, cenógrafos, críticos teatrais, vão fazer roteiros de pequenas histórias de momentos do Grupo Satyros, e o tudo será desenhado por quadrinhistas.

Fora isso estaremos fazendo um documentário sobre um fenômeno que existe que é que desde o começo dos anos 1970 na FAU (Faculdade de Arquitetura da USP) sempre tem alguém que faz quadrinhos estudando lá, então nunca ficou sem, você tem os exemplos de Luiz Gê, Paulo Caruso e outros, e hoje em dia existe o grupo Cogumelo. Então o documentário entrevistará todos eles para entendermos o porque as pessoas fazem um curso tão difícil de cinco anos para fazer quadrinhos depois, e documentar essas gerações também.

Estaremos com um bar, e vamos comemorar também o aniversário de 2 anos do coletivo Quarto Mundo, onde será um evento grande. Então terá tudo isso praticamente em 8 dias com 24 horas, com tudo acontecendo, e outras coisas que ainda não estão confirmadas.

escultura_marvel

Escultor de figuras da Marvel e DC

IHQ: Com dois anos da HQMix Livraria, agora surge a filial. Por que abrir agora? Isso é reflexo do mercado?
Gualberto Costa:
Sempre tivemos uma postura meio idealista com relação aos quadrinhos, então criamos prêmios e associações. Eu, Daniela e Jal sempre tivemos rompantes idealista de fazer coisas como lutar por um museu, coisa que há 28 anos eu luto para termos um museu das artes gráficas. Não sei se é bom momento ou se é mais um ato idealista. Quanto mais livraria de quadrinhos melhor. È inegável que o mercado de quadrinhos aumentou muito, então estamos abrindo mais um posto e a idéia é essa mesmo, ver até onde vai.
_______________________

Confira a primeira galeria de imagens feitas no FIQ!2009, clicando aqui.

Renato LebeauquadrinhosAcervo HQ.,Amauri de Paula,Blackest Night,Craig Thompson,Crônicas birmanesas,Cris Peter,Festival Internacional de Quadrinhos,FIQ,Gualberto Costa,Guy Delisle,HQMix Livraria,HQs,IVAN REIS,Jam Sessions,Jens Harder,Joe Prado,Mesmo Delivery,Pablo Pires,Pyongyang,Quadrinhos na Cia,Rafael Grampá,Retalhos,Rod Reis,Shenzen,Sidney GusmanPúblico aproveitando os preços da Livraria Leitura Em seu quinto dia, sábado, a expectativa para uma visitação recorde e ninguém se decepcionou. Não temos a informação de quantas pessoas estiveram no Palácio das Artes, mas é fato que em determinadas horas achar um lugar vazio para dar uma descansada dentro...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe