crowdfunding-1Muitos autores ainda têm dificuldades para publicar um livro independente ou uma história em quadrinhos, devido à procura incansável por uma editora que se interesse por seu trabalho. Para os autores que estão esperando por uma oportunidade de publicar sua obra, mas não têm grana para fazê-lo, o financiamento coletivo é uma alternativa valiosa.

Artistas, ONGs, empresários e, basicamente, qualquer pessoa com um projeto para tirar do papel já estão se beneficiando das campanhas de financiamento coletivo, também chamado de crowdfunding. E os autores não são exceção. Entenda os motivos.

Em algumas plataformas de crowdfunding, o processo é realmente democrático. Não existe nenhum tipo de curadoria e qualquer pessoa que necessite de dinheiro para lançar um projeto, pode criar uma campanha. Para criá-la, basta escrever um texto bem bacana explicando sobre seu projeto, estabelecer uma meta, definir as recompensas e lançar.

crowdfunding-3A grande dificuldade dos escritores independentes é chamar a atenção das editoras. Quando conseguem, ainda existe a etapa de aprovação – que pode demorar e ainda ser um fracasso, já que as editoras normalmente fazem apostas seguras nos autores já consagrados. Ao optar por tornar o processo independente, o autor não precisa dessa aprovação (mas, é sempre legal pedir a opinião dos amigos, mãe, tio, cachorro para saber como vai ser a aceitação do livro pelo público).

Exatamente por não precisar dessa tal aprovação, você pode escrever sobre o que te interessa! Suspense, história, moda, gastronomia, ficção ou não ficção. Seguindo nessa linha, você mesmo faz a edição, diagramação, ilustração e todo o resto exatamente como desejar.

Por exemplo, pela plataforma Kickante, Gabriel e seus amigos criaram a campanha VOCÊ HERÓI para a criação de uma história em quadrinho em que os próprios contribuidores viraram os personagens. Já pensou ser o vilão ou o mocinho de uma HQ?

crowdfunding-2Escritores independentes, em sua maioria, não têm grana para bancar o processo inteiro. A campanha pode ser para qualquer etapa, desde a produção e impressão dos livros até um lançamento bacana.

Outra vantagem é que a grande maioria das campanhas de crowdfunding de literatura tem como recompensa a pré-venda da obra. As pessoas contribuem com a campanha adquirindo o produto antes de ser lançado no mercado, então, quando sua obra estiver pronta alguns exemplares já vão estar vendidos.

Quer realizar seu sonho de publicar um livro ou HQ? Crie a sua campanha de financiamento coletivo e lance sua obra com a contribuição de várias pessoas que acreditam no seu talento!

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/09/crowdfunding.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/09/crowdfunding-300x300.jpgRenato LebeauquadrinhosMuitos autores ainda têm dificuldades para publicar um livro independente ou uma história em quadrinhos, devido à procura incansável por uma editora que se interesse por seu trabalho. Para os autores que estão esperando por uma oportunidade de publicar sua obra, mas não têm grana para fazê-lo, o financiamento...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe