Editora Kalaco e Grrr! homenageiam Fernando Ikoma e seu Fikom, o herói do universo dos sonhos

Criado em 1969, nos tempos da ditadura extrema, das culturas alternativas, do tropicalismo e da música psicodélica, Fikom é um dos mais inventivos personagens do quadrinho nacional. Suas aventuras se iniciaram nos dias em que se buscavam fórmulas de escape à dura e cruel realidade.

Assim, em pleno contexto de repressão, o muito jovem artista plástico Fernando Ikoma criou Fikom, que ao lado de sua namorada Sandra singrava intrepidamente os universos do sonhar, afinal o melhor lugar de se conseguir total liberdade é no mundo dos sonhos, onde ninguém pode ser censurado ou reprimido e onde nossos desejos podem ser alcançados.

A boa notícia, alías, a excelente notícia é que a editora Kalaco em parceria com a editora GRRR!, de Márcio Baraldi, lança antologia com cinco das 16 aventuras do personagem, que deixou de circular quando a Censura, em 1973, fechou as revistas onde Fikom era publicado.

Para quem não conhece a história do personagem, Worney Almeida de Souza, presidente da AQC-ESP (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo), comenta a saga de Fikom:

“A fértil imaginação do artista Fernando Ikoma produziu uma das mais criativas histórias em quadrinhos do mundo: Fikom. Que é o alterego de Mukifa, um jovem feio e sem graça, que quando sonha se transforma no atlético, bonito e intrépido super-herói, vivendo aventuras fantásticas, inusitadas, inquietantes e filosóficas, juntamente com sua namorada Sandra, que também como Mukifa, é uma feiosa que se transforma em uma formosa mulher ao sonhar.

Os dois enfrentam seres extraterrestres, monstros e outras criaturas improváveis. Fikom e Sandra vivem cada um sua vida. Ambos, quando sonham tem seus sonhos entrelaçados, fazendo surgir os mundos oníricos das suas histórias.

Fernando Ikoma, cujo próprio nome forma o anagrama Fikom, é hoje um artista plástico conceituado. Era um jovem sonhador, em 1969, quando criou centenas de histórias em quadrinhos, com dezenas de personagens originais para a Editora Edrel, de São Paulo. Aquela que foi certamente a “Casa das Ideias” do quadrinho nacional e a introdutora do estilo mangá no mercado brasileiro.”

Fikom, de Fernando Ikoma
Editora Kalaco – Editora GRRR!
Preto e branco
16 x 23 cm
160 páginas
R$ 34,90

Renato LebeauquadrinhosFernando Ikoma,Fikom,GRRR!..,Kalaco,Marcio BaraldiEditora Kalaco e Grrr! homenageiam Fernando Ikoma e seu Fikom, o herói do universo dos sonhos Criado em 1969, nos tempos da ditadura extrema, das culturas alternativas, do tropicalismo e da música psicodélica, Fikom é um dos mais inventivos personagens do quadrinho nacional. Suas aventuras se iniciaram nos dias em...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe