maidanO tradicional Festival International de la Bande Dessinée d’Angoulême, que está na sua 43ª edição e é a grande referência do pulsante mercado europeu de quadrinhos, tem 5 títulos brasileiros concorrendo na categoria “Prix de la BD alternative 2016” (Prêmio de HQ Alternativa 2016). O paranaense Maidan, ao lado do Café Especial, Espresso Futebol, Maria Magazine e O Tiraço, representam o Brasil entre 29 revistas alternativas de várias partes do mundo, como França, Itália, Estados Unidos, Portugal e Taiwan.

Os vencedores serão anunciados em 30 de janeiro, e o clima é de bastante otimismo, afinal, Philippe Morin, coordenador do Prêmio e editor do PLG (considerado o melhor fanzine francês de quadrinhos), já apontou o Brasil como um celeiro importante desse tipo de publicação.

Maidan significa “praça” em ucraniano e a ilustração da capa faz referência direta à Praça da Independência de Kiev, na Ucrânia, homenagem a uma das várias etnias que formam o povo paranaense, presente em grande número em Ponta Grossa, cidade sede do Clube de Humor e Quadrinhos Barão de Itararé, responsável pelo trabalho.

“Apesar da referência, a nossa praça não tem nacionalidade nem idioma – é antes um espaço imaginário onde se manifesta a diversidade cultural. Resolvemos não ficar parados vendo as máfias, políticos corruptos, terroristas e mineradoras poluidoras se transnacionalizarem, enquanto que nós, autores, nos resignamos a distribuir fotocópias de nosso zine nos cafés de universidades locais”, diz o editor da publicação, jornalista Ben-Hur Demeneck, sobre a inscrição no prêmio internacional.

“Maidan” tem 24 páginas e reúne cartunistas e caricaturistas como Pietro Luigi (O Banhero Selvagem), Pryscila Vieira, Dinho Lascoski, Erickson Cruz, Juscelino Neco, Robson Sádico Roque Soponholz. No entanto, segundo Demeneck, havia a intenção de discutir ideias a partir de textos e, por esse motivo, jornalistas, publicitários e estudantes também colaboraram, entre eles, Camila Esteves, Elias Lascoski, Ismael de Freitas e Marcelo Mara.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/01/maidan-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/01/maidan-1-300x300.jpgRenato LebeauquadrinhosCamila Esteves,Dinho Lascoski,Elias lascoski,Erickson Cruz,Festival International de la Bande Dessinée d'Angoulême,Ismael de Freitas,Juscelino Neco,Maidan,Marcelo Mara,Pietro Luigi,Pryscila Vieira,Robson Sádico Roque SoponholzO tradicional Festival International de la Bande Dessinée d'Angoulême, que está na sua 43ª edição e é a grande referência do pulsante mercado europeu de quadrinhos, tem 5 títulos brasileiros concorrendo na categoria “Prix de la BD alternative 2016” (Prêmio de HQ Alternativa 2016). O paranaense Maidan, ao lado...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe