Visto no Blog dos Quadrinhos

Os desenhistas Gabriel Bá e Fábio Moon foram incluídos numa lista das cem pessoas mais influentes do Brasil em 2008.

A relação foi feita pela revista “Época” e noticiada na edição desta semana. Segundo editorial do diretor de redação da publicação semanal, o critério de seleção não se pautou em fama, poder ou dinheiro.

“Era, mais que isso, ter desenvolvido, durante o ano de 2008, um trabalho, atividade ou pensamento que tivesse servido de modelo ou influído de modo claro no comportamento ou na mentalidade nacional. Era ter influência, tanto pelas idéias quanto pelos atos.”

Os irmãos gêmeos -que foram vencedores de diferentes premiações nos Estados Unidos e no Brasil ao longo do ano- foram incluídos no item “artistas & criadores”.

Os dois figuram entre os 17 selecionados pela revista na categoria. Dividem o espaço com nomes como o do jornalista Laurentino Gomes (do livro “1808″), do cantor João Gilberto, do ator Selton Mello e do diretor de cinema Fernando Meirelles.

Clique na imagem para ampliar

A proposta da revista é que os selecionados tivesse um texto escrito por outra pessoa. A trajetória de Bá e Moon foi resumida pelo cartunista Laerte, criador dos Piratas do Tietê. Laerte relembra que conheceu os gêmeos quando ainda faziam fanzines.

O contato inicial -diz- se ampliou para uma amizade, mantida até hoje.
Os dois desenhistas ganharam destaque na mídia brasileira por conta dos três prêmios vencidos no Eisner Awards, a principal premiação de quadrinhos dos Estados Unidos.

A conquista sucedeu outras, Harvey Awards e Scream Awards, ambos norte-americanos.

No Brasil, a dupla foi premiada com um dos prêmios Jabuti de literatura pela adaptação em quadrinhos do conto “O Alienista”, de Machado de Assis.

Ainda na imprensa, Bá e Moon também têm conquistado espaço para publicar suas histórias. Neste semestre, eles mantiveram uma tira fixa aos domingos no jornal “Folha de S.Paulo” e uma página de quadrinhos na revista “Época São Paulo”, versão regional da “Época”.

Visto no Blog dos Quadrinhos

Renato LebeauquadrinhosFábio Moon,Gabriel Bá,revista ÉpocaVisto no Blog dos Quadrinhos Os desenhistas Gabriel Bá e Fábio Moon foram incluídos numa lista das cem pessoas mais influentes do Brasil em 2008. A relação foi feita pela revista “Época” e noticiada na edição desta semana. Segundo editorial do diretor de redação da publicação semanal, o critério de seleção...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe