Mostra de cartuns no Museu de Arte Sacra homenageia um ano do pontificado do Papa Francisco

Para marcar o primeiro ano de pontificado do Papa Francisco, o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS), a Arquidiocese de São Paulo e a Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) organizaram a exposição “O Papa Sorriu”, que reúne desenhos de cartunistas brasileiros e estrangeiros retratando o primeiro Papa latino-americano.

A ideia de homenagear o Papa Francisco com cartuns surgiu quando o presidente da ACB, José Alberto Lovetro, percebeu que os cartunistas haviam captado o “bom humor” do pontífice, sobretudo durante a viagem que ele fez ao Brasil, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, realizada na cidade do Rio de Janeiro em julho do ano passado. A associação reuniu, então, trabalhos publicados na imprensa e alguns inéditos para homenagear o Papa.

No dia 25 de fevereiro deste ano, após ter concelebrado com Francisco na capela da Casa Santa Marta, em Roma, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, entregou ao Papa o livro com os cartuns da exposição. O Papa se interessou muito pelo livro, que o fez gargalhar. “Humor é bom”, “humor faz bem”, disse o Papa ao Cardeal.

Participam da exposição os cartunistas Alan Souto Maior, Alex Souza, Amarildo, Amorim, Ariel Silva, Benjamim Cafalli, Bira Dantas, Baptistão, Brum, Bruno Honda, Claudio Duarte, Ed Carlos, Eder Santos, Elihu, Fernandes, Fredson,Gilmar Fraga, Jal, J.Bosco, Jorge Barreto, Junior Lopes, Kaltoé, Mauricio de Sousa, Mello, Mônica Fuchshuber, Morettini, Nei Lima, Paolo Lombardi, Quinho, Ricardo Soares, Rice, Sergio Gomes, Sergio Más, Seri, Turcios, Ulisses, Vicente Bernabeu, William Martins e William Medeiros.

A exposição “O Papa Sorriu” fica no MAS até final de abril e tem entrada gratuita aos sábados.

Exposição “O Papa Sorriu”
Período: 15 de março a 30 de abril de 2014
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo
Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (Metrô Tiradentes)
Tel.: (11) 3326-5393 – visitas monitoradas
Horário: De terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado e domingo das 10h às 18h
Ingresso: R$ 6,00 (estudantes pagam meia entrada); grátis aos sábados
Número de obras: 38
Estacionamento: gratuito (Ru Jorge Miranda, 43)
www.museuartesacra.org.br

Renato Lebeauquadrinhosassociação dos cartunistas do Brasil,José Alberto Lovetro,Museu de Arte Sacra de São Paulo,O Papa Sorriu,Papa FranciscoMostra de cartuns no Museu de Arte Sacra homenageia um ano do pontificado do Papa Francisco Para marcar o primeiro ano de pontificado do Papa Francisco, o Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS), a Arquidiocese de São Paulo e a Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) organizaram a...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe