Mantendo a tradição, o editor Sidney Gusman revelou para os fãs na tarde da última quinta-feira (4/10), o preview da quarta graphic novel do selo Graphic MSP. Produzida inteiramente pelo artista paraibano Shiko, Piteco – Ingá(referencia à Pedra do Ingá, na Paraíba) trará muita ação para a vida do personagem pré-histórico de Mauricio de Sousa. Aproveitamos a ocasião e conversamos com Sidney Gusman sobre o sucesso do selo aqui no Brasil e na Europa.

Pelo preview e pelo título da obra, dá para notar que Shiko, além de ambientar o Piteco no Brasil, a Pedra do Ingá é o primeiro monumento arqueológico tombado como patrimônio nacional, o artista em sua releitura também quis colocar toda a ação e perigo que homem das cavernas poderia passar.

Na história a tribo de Piteco decide migrar porque o rio próximo à aldeia secou, mas Thuga foi raptada pela tribo dos homens-tigre, o que faz o caçador Piteco ficar e resgatá-la. O texto de quarta capa dessa vez é assinado pelo também paraibano Mike Deodato Jr., desenhista da Marvel Comics.

Sidney Gusman revelou um pouco mais sobre esse primeiro momento do selo Graphic MSP e falou porque os lançamentos da série estão tão próximos agora e se esse curto período não acaba atrapalhando a divulgação/vendas dos títulos anteriores.

“Inicialmente, a ideia era lançar uma a cada trimestre, mas, na prática, isso se mostrou inviável, pois cada autor tem um ritmo de produção. Assim, lançamos a primeira em outubro de 2012; a segunda em junho de 2013; e a terceira, Choci Bento – Pavor Espaciar, do Gustavo Duarte, em agosto. Em novembro deste ano sai a do Piteco.

Essas três sairão perto uma da outra porque a ideia, depois de redefinidos os prazos (em virtude do tempo dos autores, de impressões dentro ou fora do País etc.), era fechar aquele “lote” divulgado em 2011 dentro de dois anos e aproveitar o “barulho” que é lançar em eventos – Gustavo saiu na Bienal; Shiko, no FIQ.

O intervalo de dois meses não atrapalhou em nada a divulgação e nem as vendas. Tanto que Laços e Pavor Espaciar estão em listas de mais vendidas de editoras e com excelentes números nas bancas. Mas minha ideia é me manter nos 3 ou 4 meses de intervalo daqui pra frente.”

E os títulos do selo Graphi MSP não estão fazendo sucesso apenas no Brasil, de acordo com Sidney “já saíram as versões francesa, espanhola, alemã e italiana de Magnetar. Todas pela Panini. Já divulguei até algumas resenhas”. Sidney confirmou que todos os títulos do Graphic MSP serão publicados na Europa, pelo menos essa é a intenção. “Não dá pra garantir, pois a negociação é feita título a título” revelou o editor.

E é claro, não poderíamos deixar de perguntar se está tudo certo para o próximo FIQ o anuncio de mais quatro nomes para os próximos Graphic MSP. “Sim, no FIQ vou divulgar os próximos títulos da coleção, mas nada de dicas ainda. O “mistério” faz parte do processo de divulgação! Mas posso prometer grandes surpresas, tanto nos autores quanto nos personagens.”

Piteco – Ingá é o quarto e último título anunciado por Sidney Gusman no FIQ de 2011. Anteriormente foi lançado Astrounauta – Magnetar, de Danilo Beyruth; Turma da Mônica – Laços, de Vitor e Lu Cafaggi; e Chico Bento – Pavor Espaciar, de Gustavo Duarte. Para fechar um ciclo, esse quarto álbum será lançado também no FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte. O preço será de R$ 19,90 (capa cartonada) e R$ 29,90 (capa dura).

Agora é esperar pelo FIQ! e ficarmos surpresos com os novos nomes e títulos que serão anunciados. O preview completo de Piteco – Ingá pode ser conferido no perfil do Twitter de Sidney Gusman, clicando aqui.

Renato LebeauentrevistasGraphic MSP,Ingá,Mauricio de Sousa,Panini,Piteco,Shiko,Sidney GusmanMantendo a tradição, o editor Sidney Gusman revelou para os fãs na tarde da última quinta-feira (4/10), o preview da quarta graphic novel do selo Graphic MSP. Produzida inteiramente pelo artista paraibano Shiko, Piteco – Ingá(referencia à Pedra do Ingá, na Paraíba) trará muita ação para a vida...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe