No Papo de Impulso de hoje vocês vão conhecer um pouco mais sobre Wellington Srbek, Doutor e Mestre em Educação pela UFMG, graduado em História, pesquisador e professor de quadrinhos, roteirista e editor premiado nacionalmente.

Com mais de vinte anos de experiência na criação, edição e produção de HQs, Wellington Srbek vendeu sua primeira revista em 1987, aos 12 anos de idade – uma produção artesanal, mimeografada, e vendida aos colegas de escola. Nos anos 90, começou a publicar trabalhos nos fanzines Ágape, Replicantes e Ideário.

Sempre mantendo a produção, entre 1996 e 1998, ainda em Belo Horizonte (MG), Srbek criou as revistas independentes Solar e Caliban, esta primeira publicação, lançou seu personagem homônimo, que adquire super poderes numa experiência xamanística. O trabalho chamou a atenção de Flávio Colin, que o convidou para trabalharem juntos. A parceria rendeu o álbum Estórias Gerais, em 1998, que até hoje é considerado um dos melhores álbuns nacionais de quadrinhos.

Em 2011 Srbek surpreendeu mais uma vez assumindo o cargo de editor e coordenador de publicações da editora Nemo, que faz parte do Grupo Editorial Autêntica. Com uma proposta de mesclar títulos brasileiros, clássicos europeus e também quadrinhos norte-americanos de qualidade, a editora foi destaque por trazer para o Brasil no ano passado edições de Moebius e Corto Maltese nos formatos originais. Para 2012 a editora promete títulos como A Trilogia Nikopol, do aclamado autor francês Enki Bilal.

Primeira revista em quadrinhos que leu?
Rapaz, deve ter sido alguma coisa do Homem-Aranha, ou do Hulk ou da Liga da Justiça. Alguma coisa que eu folhei aos quatro anos de idade possivelmente.

Quadrinho favorito de todos os tempos?
Provavelmente o Monstro do Pântano do Alan Moore.

Seu trabalho favorito?
Estórias Gerais.

Suas influências artísticas?
Cada trabalho que eu faço tem influências bem diversas, procuro ser bem variado. Como roteirista é o Alan Moore.

Personalidade que gostaria de conhecer dos quadrinhos?
Moebius, gosto muito do trabalho dele.

Super-poder que gostaria de ter?
Voar deve ser legal.

Livro favorito?
Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa.

Desenho animado favorito?
Eu adoro desenho animado, comecei gostando até mais do que de quadrinhos… Estranho mundo de Jack.

Banda ou Músico?
Bob Dylan!

Programa de TV?
Jornada nas Estrelas. A série clássica.

Uma mensagem para o leitor do impulsohq.com:
Continuem lendo quadrinhos, leiam quadrinhos da Nemo, leiam quadrinhos de outras editoras, leiam quadrinhos brasileiros, sobretudo valorizem o quadrinho brasileiro!

Dennis RodrigoentrevistasNemo,Wellington SrbekNo Papo de Impulso de hoje vocês vão conhecer um pouco mais sobre Wellington Srbek, Doutor e Mestre em Educação pela UFMG, graduado em História, pesquisador e professor de quadrinhos, roteirista e editor premiado nacionalmente. Com mais de vinte anos de experiência na criação, edição e produção de HQs, Wellington...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe