O próximo lançamento da Balão Editorial  que está programado para o mês de outubro é NÓS – Dream Sequence Revisited, do autor Mario Cau (Pieces, MSP+50). O livro trará uma HQ, bastante material extra e um brinde especial: um DVD contendo um motion comic (uma animação criada a partir dos desenhos utilizados na obra impressa) baseado na HQ do livro.

O Impulso HQ conversou rapidamente com o autor Mario Cau sobre a publicação:

Impulso HQ: Sobre o que trata a HQ Nós?
Mario Cau:
Bom, a Nós é o trabalho que expus como meu TCC com os formando do curso de Artes Plásticas da Unicamp, quando me formei em 2007. No caso, decidi focar na arte sequencial, que sempre foi minha paixão maior, o que causou inclusive alguns atritos com alguns professores (hehehe). Foi a primeira vez que uma HQ foi exposta como Arte no MACC – Museu de arte contemporânea de Campinas.

A obra tinha 12 metros de comprimento, e era uma releitura de uma HQ um pouco antiga que acabou sendo publicada na Pieces nº2, mas uma releitura onde potencializei ao máximo a narrativa e a composição das páginas.

Essa mesma HQ foi proposta para a Front Sonho, mas não entrou de última hora, por ser muito longa. No final das contas achei até melhor, pois agora ela pode aparecer muito melhor apresentada. Nós traz a HQ Dream Sequence Revisited inteira e mais um relato completo, detalhado e ilustrado da produção toda dessa obra, desde as ideias, à execução e à exposição.

Essencialmente, é uma história de sonho, de ausências e presenças, mas nada do que está lá é literal. Pode ser. Mas pode ser interpretada de outras formas… Cada cena ou ação, espero, pode ser interpretada ao gosto de cada leitor. É o que eu sempre quis fazer com HQs, e acho que nesse trabalho consegui juntar meu melhor desenho, com minha melhor narrativa, com todas as metáforas que eu queria abordar.

Impulso HQ: Como surgiu a idéia de fazer uma motion comic de Nós?
Mario Cau:
Em 2009, o André Pádua, amigo e sócio do Animar Estudio, pediu uma HQ minha pra criar uma motion comic, como experiência mesmo, pra ver como ficava. Passei a Nós pra ele fazer o projeto. A revista, então, trará além de tudo aquilo, mais um DVD especial exclusivo que trará a motion comic produzida pelo André.

Até onde conseguimos pesquisar, é a 1ª HQ na íntegra transformada em motion comic aqui no Brasil. Outras motions já apareceram, mas sempre foram teasers ou trailers de publicações, nunca a HQ inteira.

Com isso, eu espero que os leitores, não só de HQ, mas também de outras áreas, possam ver os quadrinhos não só como forma de entretenimento, mas como arte também. Existe um potencial imenso nas HQs, assim como no cinema e fotografia, de explorar linguagens, estilos, temáticas e por que não, poesia e expressão de sentimentos.

E, espero também, todo o relato do processo criativo pode esclarecer para quem não conhece muito, como se dá a produção de uma HQ, quais os caminhos e materiais possíveis, e mais ainda, o caminho da prancheta à parede do museu, ou às mãos do próprio leitor.

Impulso HQ: O que Nós se diferencia de Pieces?
Mario Cau:
Na capa de Nós tem um “Pieces apresenta”. Nós é um tipo de ramificação da Pieces, não que vá virar uma série, mas ela nasceu na Pieces, com todo o sentido e o significado que eu gosto de colocar nessa série. Mas, ela se diferencia mais pelo aspecto “teórico” mesmo.
Pensei nesse trabalho como a publicação do meu “TCC”, já que toda a pesquisa e estudo na faculdade de Artes foram direcionados pra HQ e ilustração e as duas, devidamente encorpadas por toda a carga artística que veio do curso em si.

Impulso HQ: Você confirma a terceira parte de Pieces para novembro?
Mario Cau
: Confirmo. Está prontinha, é só mandar para gráfica.
____________________________________________________________

Com o dito na entrevista, a animação foi produzida por André Pádua e o Estúdio Animar (www.animarestudio.com.br).  A animação teve a sua primeira exibição pública durante o 17º Fest Comix, realizado nos dias 15, 16 e 17 de outubro, no Centro de Eventos São Luís. A animação que foi exibida com exclusividade no evento só pode ser vista para quem comprar a edição de Nós.

Renato LebeauentrevistasBalão Editorial,Mário Cau,PiecesO próximo lançamento da Balão Editorial  que está programado para o mês de outubro é NÓS – Dream Sequence Revisited, do autor Mario Cau (Pieces, MSP+50). O livro trará uma HQ, bastante material extra e um brinde especial: um DVD contendo um motion comic (uma animação criada a partir...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe