A editora Devir recentemente publicou a HQ Histórias do Clube da Esquina, de Laudo Ferreira e Omar Viñole, que faz um resgate histórico do famoso movimento musical vindo de Minas Gerais encabeçado pelo cantor e compositor Milton Nascimento.

Junto com a divulgação, a assessoria de imprensa do título enviou também uma pequena entrevista com Laudo, que nós do Impulso HQ transcrevemos abaixo:

Por que você optou por fazer o livro sobre o Clube da Esquina?
Por que eles me influenciaram e suas músicas me emocionam.

Como foi o processo?
Fiz uma apresentação dos desenhos e das ideias iniciais para o Marcio Borges, que, na época (2007), estava ajudando na construção do site do Museu do Clube da Esquina e me encomendou 15 histórias para seu conteúdo. Cada uma é uma história, sem a linha do tempo. Depois deste período, o projeto do livro ficou parado.

Criei outras HQs: Yeshuah, (Devir Livraria);  Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, (Editora Peiropolis); Elogio da loucura, de Erasmo de Roterdan (Editora Larousse). Inscrevi o projeto do livro de histórias em quadrinhos do Clube da Esquina no PROAC -Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Com uma premonição de sucesso, eu tinha quase que uma certeza absoluta de que iria ser escolhido.

Foi aprovado em 2010. A partir daí, fui aprofundando, estudando e desenhando os personagens que participariam da história: Fernando Brant, Lô Borges, Milton Nascimento, Marcio Borges, Toninho Horta, Beto Guedes, Ronaldo Bastos… Pegava fotos na internet, no site do Museu do Clube da Esquina, fotos do Juvenal Pereira e também do Fã  Clube da Esquina, dos clubeiros e da Valéria Bethonico, uma superfã do Clube da Esquina. Quando retomei o projeto, em 2011, desenhei mais  25 páginas novas. O livro tem 48 páginas, sendo 41 delas em quadrinhos.

Como você sintetiza a realização deste livro?
Tem o prazer pessoal, porque foi feito com carinho. Por exemplo: é como uma homenagem. Mas como homenagear se eu não sei tocar, não sou músico? Daí, disse pra mim mesmo: vou fazer uma história em quadrinhos!

Dessa primeira edição, mil exemplares vão ser doados, como pagamento dos direitos autorais, ao Museu do Clube da Esquina, em Belo Horizonte, onde vamos fazer o lançamento, no Bar do Godofredo dirigido pelo filho do Beto Guedes, que fica na Rua Paraisópolis 738, esquina anterior à famosa esquina da rua Divinópolis  no bairro de Santa Tereza,  no dia 7 de setembro.

______________________________

Vale lembrar que na próxima segunda-feira, dia 29 de setembro, das 19h às 22h, Laudo e Omar estarão na Livraria da Vila para uma noite de autógrafos e bate-papo. Será um momento de muita alegria para todos que gostamos de boas histórias e boa música. E falando em boa música, a HQ ganhou um trailer de divulgação que, obviamente, ao fundo toca o som de Milton Nascimento.

Livraria da Vila
Alameda Lorena, 1731 – Jardim Paulista
São Paulo – SP
(11) 3062-1063

Alexandre ManoelentrevistasDevir,Histórias do Clube da Esquina,Laudo Ferreira,Milton NascimentoA editora Devir recentemente publicou a HQ Histórias do Clube da Esquina, de Laudo Ferreira e Omar Viñole, que faz um resgate histórico do famoso movimento musical vindo de Minas Gerais encabeçado pelo cantor e compositor Milton Nascimento. Junto com a divulgação, a assessoria de imprensa do título enviou também...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe