Conversamos com os irmãos Cafaggi durante o lançamento na livraria Cultura na última sexta-feira

Uma das HQs mais aguardadas de 2013 já saiu e finalmente teve o seu lançamento oficial em São Paulo. Lembrando que a primeira data foi cancelada devido às manifestações populares que aconteceram recentemente em todo o País. Estamos falando, é claro, da badalada graphic novel nacional Laços, que traz a Turma da Mônica nos traços dos irmãos mineiros Lu e Vitor Cafaggi.

E o “badalada” e “aguardada” não são a toa. Em menos de um mês de seu lançamento nas livrarias a editora Panini já anunciou uma segunda reimpressão do álbum tanto na versão cartonada como na capa dura. Também pudera, quem conhece o trabalho da dupla estava ansioso para ver o resultado, e como era de se esperar, não se decepcionou, o trabalho está lindíssimo.

O lançamento aconteceu na última sexta-feira, 12 de julho, na Livraria Cultura no Conjunto Nacional, e reuniu um grande número de fãs, tinha até gente com bonequinhos da Turma da Monica nas mãos. Logo uma fila extensa, que nunca diminuía se formou no térreo da livraria. Foram em média 40 minutos de espera para o tão aguardado momento de ter “Laços” assinado pelos irmãos Cafaggi. E os 40 minutos não eram nada perto dos olhos brilhantes dos jovens, ou não tão jovens, fãs da ‘tulminha’.

Em frente à mesa de autógrafos as pessoas se aglomeravam, fizeram perguntas, tiraram fotos e alguns até entregaram desenhos os dois jovens artistas, que respondiam a todos com o maior sorriso e simpatia do mundo. O tempo era curto, e rapidamente, entre um autógrafo ilustrado e outro, o Impulso HQ conversou com os irmãos que não esconderam a emoção e a felicidade de participar do projeto Graphic MSP.

“Recebemos o convite a noite em uma ligação do Sidney. Contei para a Lu que trabalharíamos juntos, o que seria nossa primeira vez. O Sidney pediu para a Lu fazer os flashes backs desde o início e deu carta branca total em relação à história. Na mesma hora começamos a trabalhar, a gente só comeu uma coisa, nem sei se a gente comeu, e começamos a pensar que história iríamos fazer e o que iríamos mostrar”, disse Vitor sobre o como recebeu o convite de Sidney Gusman, responsável pelo Planejamento Editorial da Mauricio de Sousa Produções.

Com um convite desses Vitor revelou que ele e sua irmã ficaram tão empolgados que já partiram para a ação. “Pegamos o caderno de rascunho e começamos a escrever. Acho que uma semana depois do convite já tínhamos desenhado todos os personagens. Depois foi fazer a história realmente. Conversamos bastante sobre ela durante muito tempo.”

Mas nem tudo é tranquilidade. Com tamanho projeto nas mãos é claro que a responsabilidade e a pressão aumentam, e os irmão revelaram para o Impulso HQ qual foi o seu maior desafio na produção de Laços. “Nossa maior dificuldade foi mesmo no final em lidar com o tempo. Nunca tínhamos feito uma história tão longa assim antes. A maior história que eu tinha feito até então era de trinta páginas e Laços tem quase setenta. Lidar com o tempo e com as outras coisas que tínhamos que fazer, faculdade, dar aula e jornal foi o mais complicado”, contou Vitor.

Já a pressão de trabalhar com a turma mais famosa dos quadrinhos nacionais parece que não afetou muito a dupla de quadrinhistas mineiros. “Trabalhar com a turma foi algo que lidamos com muita naturalidade. A gente já conhece a Turma da Mônica muito bem. Já sabíamos o que dava para fazer ou não. Já tínhamos a nossa visão dos personagens e uma ideia do que queríamos passar. Foi bem tranquilo tirando o finalzinho do prazo de entregar”, finalizou Vitor.

Com tamanho envolvimento, obviamente o quadrinhista acaba se apegando mais a determinada personagem. Durante o evento não foi difícil descobrir qual membro da turminha ficou mais marcado para cada irmão. O personagem que Vitor mais gostou de fazer foi o Cascão, e não foi à toa que durante a noite de autógrafos os fãs ganharam o personagem desenhado em seus álbuns e no caso da doce Lu, a personagem que ela mais gostou foi a comilona Magali.

Por fim, confesso que não consegui falar com o Sidney, mas todo mundo que é fã da série Graphic MSP já o conhece, e aproveitava para pedir um autografo no livro, e até mesmo fotos! Fica a dica: Sidney deixou escapar que vem mais novidades por aí e em grande estilo. Tudo indica que novos títulos da série serão anunciados e que o próximo pode ser sobre um personagem solo. Essa informação será confirmada apenas no FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos) que acontece em novembro em Belo Horizonte.
Mais uma vez ficaremos no aguardo e ansiosos!

Não deixe de ver as fotos do evento em São Paulo no nosso álbum no Facebook, clicando aqui. Curta e compartilhe!

Thailiny Cruzcobertura de eventosentrevistasGraphic MSP,Laços,Lu Cafaggi,Sidney Gusman,turma da Mônica,Vitor CafaggiConversamos com os irmãos Cafaggi durante o lançamento na livraria Cultura na última sexta-feira Uma das HQs mais aguardadas de 2013 já saiu e finalmente teve o seu lançamento oficial em São Paulo. Lembrando que a primeira data foi cancelada devido às manifestações populares que aconteceram recentemente em todo o...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe