Começaram desde o dia primeiro de março as inscrições para as primeiras Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, que agora já possui site oficial, o www.jornadasinternacionais.com.br.

No site você encontra mais detalhes sobre o encontro e lembramos que quem deseja apresentar trabalhos terão até o dia 31 de março para fazer a submissão dos resumos.

O Impulso HQ fez algumas questões para Waldomiro Vergueiro, que para quem desconhece esse grande nome do meio acadêmico, ele é professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da USP. Waldomiro organiza as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos junto com Nobu Chinen e Paulo Ramos.

IHQ: De onde surgiu a ideia de promover o encontro internacional?
Waldomiro Vergueiro:
A ideia de promoção de um encontro internacional é um antigo anseio do Observatório de Histórias em Quadrinhos da USP. Já participamos regularmente de eventos internacionais e ter um evento que pudesse trazer ao nosso meio colegas pesquisadores não apenas brasileiros mas também de outros países parecia uma consequência natural dessa atividade, uma forma de ampliar nossa inserção no circuito internacional de pesquisa sobre histórias em quadrinhos.

IHQ: O projeto tem alguma relação com o encontro internacional ocorrido na Argentina no ano passado que alguns participantes do Observatório estiveram presentes?
W.V.:
Eu diria que o encontro internacional da Argentina foi um grande incentivo para a realização das Jornadas. Ao encontrar nossos colegas argentinos, sentimos que precisávamos dar prosseguimento ao diálogo iniciado. E sentimos que tínhamos condições de ampliar esse diálogo científico em torno das histórias em quadrinhos, congregando pesquisadores brasileiros com os de vários países da América Latina e também da Europa.

IHQ: O encontro é internacional porque estão convidados profissionais estrangeiros para o evento ou porque é livre para a inscrição?
W.V.:
Pelos dois motivos. Nosso projeto é internacional e de longo prazo. Pretendemos, como disse, ampliar nossa participação no circuito internacional de pesquisa na área de histórias em quadrinhos e temas correlatos, além de agregar pesquisas brasileiras de diferentes áreas desenvolvidas em todo o país.

IHQ: Além do objetivo de promover debates sobre histórias em quadrinhos, o congresso tem o intuito de gerar algum projeto acadêmico como um livro com as discussões?
W.V.:
É possível que gere alguma publicação, além de possibilitar a proposição de projetos de pesquisa conjuntos, o oferecimento de disciplinas em cursos de pós-graduação e a realização de pós-doutorados. A organização do evento é um primeiro passo na estratégia de internacionalização do Observatório de Histórias em Quadrinhos.
________________________________________________________

Como vocês puderam perceber, a proposta do congresso é divulgar os avanços científicos relacionados às histórias em quadrinhos nas diversas áreas do conhecimento, de modo a promover o intercâmbio de novos saberes e experiências.

O público-alvo são pesquisadores de histórias em quadrinhos, estudantes (doutorandos, mestrandos, graduandos), profissionais da área e interessados em geral, e o congresso será no formato de conferências, mesas redondas, apresentação de trabalhos orais, podendo o inscrito participar como ouvinte ou comunicação oral.

As Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos é uma realização do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA/USP, com o apoio da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo.

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP)
Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Butantã, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Renato LebeauentrevistasECA,Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos,Observatório de Histórias em Quadrinhos,USPComeçaram desde o dia primeiro de março as inscrições para as primeiras Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, que agora já possui site oficial, o www.jornadasinternacionais.com.br. No site você encontra mais detalhes sobre o encontro e lembramos que quem deseja apresentar trabalhos terão até o dia 31 de março para...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe