Se você acompanha o mercado nacional nos últimos anos, sabe que um dos álbuns que mais chamarão a atenção foi a série Yeshuah do quadrinhista Laudo, lançado pela editora Devir Livraria. Nessa semana foi divulgado o trailer do último livro em quadrinhos da trilogia “Yeshuah”, escrita e desenhada por Laudo Ferreira e arte-finalizada por Omar Viñole. Claro que não perdemos a oportunidade e conversamos com Laudo sobre o lançamento e ainda mostramos uma página que você vê primeiro aqui no Impulso HQ!

Tendo o segundo volume da trilogia lançado em 2010, não podíamos deixar de perguntar o motivo desse hiato que deixou tantos fãs ansiosos para conclusão. “Quando lancei a primeira parte, “Assim em cima assim embaixo” e a segunda, “O círculo interno o círculo externo”, ambas já estavam prontas e desenhadas. Tive que trabalhar nesse terceiro volume, produzi-lo inteiro. Já estava pensado que teria um número maior de páginas que os anteriores, portanto tomaria mais tempo. Além do mais, em 2011, produzi e desenhei “Histórias do Clube da Esquina” e a adaptação para quadrinhos de “Auto da barca do inferno”, o que fez com que parasse um bom tempo de trabalhar no Yeshuah. Só de meados de 2012 para cá é que realmente me dediquei inteiramente ao termino do livro.”

Como Laudo revelou, o livro terá mais páginas, 242 no total, e mais uma vez sairá pela Devir Livraria nos mesmos moldes que as edições anteriores no que diz respeito a tipo de papel e capa. Além do mais terá um posfácio do autor comentando sobre essa última parte e os 13 anos que levaram para ser produzido.

Página enviada com exclusividade para o Impulso HQ!

De acordo com Laudo, o livro já está na editora, mas engana-se quem pensa que será mais um lançamento que estará no FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos, que acontecerá em Belo Horizonte. “Entre 40/45 dias o livro estará pronto. “Não vai ser lançado no FIQ, pois não planejei isso e nem contatei com a produção do evento, pois até então, não tinha certeza se terminaria os desenhos e a pré-edição do livro a tempo para lançar lá e não queria correr riscos com esse último livro e nem me comprometer com o pessoal de BH”, revela Laudo.

Com os dois títulos anteriores tendo sido um sucesso de crítica, nada mais natural do que esperar um final épico. E o que será que o leitor pode esperar desse encerramento? Será que seremos surpreendidos?

“Espero que sim. Apesar de a história ser conhecida e, todos já saberem o final, o desafio foi justamente criar um expectativa pela maneira como seria interpretado isso”, e Laudo ainda comenta que diferente das edições anteriores esse terceiro volume não tem quase nenhuma referência a trechos e/ou textos religiosos. “É o mais descompromissado de referências históricas, ou baseado em textos apócrifos. É onde mais pesou o meu lado interpretativo da história de Jesus, embora a estrutura, claro, siga a narrativa dos evangelhos. Mas tomei várias liberdades e remodelei alguns personagens bíblicos que aparecem nesse momento final da história, como Cláudia Procula, esposa de Pilatos, que ganhou um tremendo e importante peso nessa parte”, revelou o quadrinhista.

Trailer:

Outra coisa que chama atenção nesse terceiro volume é o subtítulo “Onde tudo está”, que ao contrário dos anteriores, percebe-se algo mais direto e sem referência ao Hermetismo. E o autor não deixou de comentar essa influência:

“Ele é o resumo, ele é o final mesmo, ele é onde converge toda a estrutura feita, alimentada ao longo de todo esse tempo que produzi essa trilogia, e, mesmo para as vidas dos personagens, o que se fez e o que se fará e o que ficou. O primeiro livro se falou da concepção, do entender a vida que chega e o que ela traz para todos; no segundo, a questão da simetria entre o que somos e como somos vistos, entendidos pelos outros e como isso influência dentro e fora da gente, o caminhar da vida e, para essa última parte a primeira ideia foi a morte. Não tratar isso de maneira lúgubre, mas algo maior. As várias mortes que temos ao longo da vida, que precisam ocorrer para nosso aperfeiçoamento, para nossa melhora. Isso permeia o livro todo, mas também houve um último pensar sobre a questão humana, de todos nós, o que realmente importa, lá no final, o que fica, o que realmente vale. Por isso os opostos nos subtítulos dos dois primeiros e por isso algo mais simplificado, unificador e principalmente convergente para esse último.”

A produção de Yeshuah percorreu um longo caminho e é natural pensar que durante a sua trajetória de produção, mudanças ocorreram do início para fim da saga. Laudo fala um pouco sobre esse assunto e como ele se mistura com o seu próprio caminho como artista:

“A estrutura dessa última parte, a forma como termina, não, já tinha sido pensada lá atrás, quando comecei a trabalhar nos desenhos e no roteiro. Porém, o conceito foi se aprimorando, evoluindo, amadurecendo, à medida que eu mesmo fui amadurecendo e compreendendo realmente o meu papel de criador, da minha obra e da simetria dos círculos interiores e exteriores que se confrontam o tempo todo, e isso não é “filsofia barata” não, é a verdade de cada um de nós. Confesso que, claro, há muita expectativa pelo que os leitores e fãs desse trabalho irão achar dessa conclusão, mas para mim, o processo pessoal e artístico vivido ao longo de todos esses anos, valeu imensamente como lição de vida e missão cumprida. Um caminho escolhido para ser feito e foi cumprido. Essa sensação é muito boa e válida. Verdadeira.”

Particularmente sou um fã assumido da saga e tenho tanto “Assim em cima assim embaixo” e “O círculo interno o círculo externo” autografado por Laudo e Omar. Depois desse trailer divulgado (que você curte acima) fiquei ainda mais ansioso para ler o final da saga. Que passem logo esses 45 dias!

Renato LebeauentrevistasDevir,Laudo,Omar Viñole,YeshuaSe você acompanha o mercado nacional nos últimos anos, sabe que um dos álbuns que mais chamarão a atenção foi a série Yeshuah do quadrinhista Laudo, lançado pela editora Devir Livraria. Nessa semana foi divulgado o trailer do último livro em quadrinhos da trilogia 'Yeshuah', escrita e desenhada por...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe