O Impulso HQ esteve no lançamento de Monstros!, em São Paulo, o novo álbum de Gustavo Duarte publicado pelo selo Quadrinhos na Cia. Conversamos com o autor, que durante o lançamento disse ser um fãs declarado das séries do tipo Ultraman, para saber mais de como foi essa transição de publicar independentemente e agora ter um título em uma das maiores editoras do País, e é claro, quais são as próximas novidades que os seus leitores podem esperar para 2013. Confira:

Impulso HQ: Como foi a relação de trabalhar com uma grande editora?
Gustavo Duarte:
Até agora só melhorou a minha vida. Uni o que eu tenho do independente ao processo e não deixei de opinar e participar de todas as etapas. Até o lançamento foi no mesmo lugar em que fiz ano passado. Tudo é do meu jeito. Não mudou nada e eu não tive que mudar nada para entrar na Cia.

Os livros estão lindos. Impressão maravilhosa. A equipe que cuida da parte gráfica tem 50% de responsabilidade de o resultado ficar tão lindo. Não fugiu em nenhum momento de nada que eu imaginei.

Foi muito legal todo o processo. Às vezes você pode olhar de fora e achar traumático por algum motivo, mas do começo ao fim foi ótimo. Agora vamos ver a distribuição, que foi um dos motivos que eu quis fazer algo com uma grande editora. Tudo leva a crer que vai ser do mesmo modo que está muito legal. Só tenha a agradecer a Cia. porque eles estão trabalhando comigo e me deixando trabalhar com eles. Tudo eles estão aptos a escutar e a falar. Eu fiz a capa e a programação visual. Fiz tudo. Tudo muito legal.

IHQ: Como foi a experiência de pela primeira vez você não ser o seu editor?
G.D.:
Para uma primeira vez foi muito legal. Não tive uma rusga, não tive um problema. O contato com o André Conti foi ótimo. Eu o conheci na época da Có, e em Monstros! foi a primeira vez que trabalhamos juntos. Ele desempenhou um papel que eu imaginava de um bom editor. O André fez algumas observações, todas legais, a gente discutiu algumas coisas que podiam funcionar ou não. Não tenho uma vírgula para falar.

Apresentei o roteiro, ele aprovou na primeira e deu orientações como “aqui você pode crescer”, “aqui você pode ousar mais”. Inclusive, uma das cenas que eu mais gosto, eu criei um personagem porque ele disse que eu poderia estender a sequencia e por causa disso criei uma cena no meio e surgiu um personagem no meio e eu gosto bastante.

O André foi muito legal durante todo o processo. Desde o memento que apresento o roteiro até o momento do texto da orelha do livro. Foi legal, bacana e espero continuar trabalhando com a Cia. desse mesmo modo.

IHQ: Para quem já viu o seu trabalho em Có, Taxi e Birds, qual é o grande diferencial de Monstros!?
G.D.:
Monstros! É uma história maior e eu tenho uma responsabilidade maior de segurar mais tempo sem falar nada. É uma história que se passa mesmo em uma cidade. Por exemplo, Taxi se passa em São Paulo, mas é um cenário genérico. Monstros! se passa em Santos, e eu não sou e nunca vou ser um desenhista de arquitetura, mas eu tive que passar a ideia de que ela se passa em uma cidade específica. Eu achei legal porque mostrei algumas partes para conhecidos que moram em Santos e eles reconheceram alguns pontos turísticos. O uso de referência s gráfica da cidade é uma responsabilidade maior pra mim.

Outro ponto é que Monstros! tem muitos personagens na história. Em Birds eu tinha dois personagens, em Có somente um e na Taxi também são basicamente dois. Em monstros! tenho três monstros mais o personagem Pinô, fora as cenas em que com outros personagens aparecem.

IHQ: Monstros! até agora é a sua produção mais ambiciosa?
G.D.:
Pode ser porque é o meu trabalho mais longo. Não gosto do termo ambicioso. Vamos dizer que foi o meu trabalho que deu mais trabalho.

“Bem vindo a Companhia das Letras!”. Palavras de Laerte para Gustavo Duarte durante o lançamento

IHQ: Vendo as datas de lançamentos, um deles será em Nova Iorque. É uma estratégia para mostrar seu trabalho para outras editoras ou alguma parceria que você já tinha com a comic shop?
G.D.:
Mostrar o meu trabalho é na convenção. Lá você conhece as pessoas e procura saber como estão as coisas. Esse é o mesmo motivo que fui às edições anteriores.

O lançamento é em uma livraria que já vende os meus trabalhos há algum tempo. Uma vez eu estava em Nova Iorque e vendi um álbum para os donos e desde lá eu envio os meus trabalhos. Quando eu falei que eu iria para a convenção, os donos falaram deram a ideia de fazermos no sábado da convenção uma grande festa na livraria que fica no Brooklin. Vai ser legal porque estarei dividindo na convenção uma mesa com o Rafael Albuquerque e o Murilo Martins, que são meus amigos. É um contato antigo e uma amizade que mantenho. É mais uma festa.

IHQ: Quais os próximos projetos?
G.D.:
Tenho algumas ideias na cabeça, tanto independentes como com editoras. Tem uma ideia que muita gente me cobra, e eu mesmo gostaria de fazer, que é relançar a Có e a Birds em um livro bacana e junto colocar uma história inédita. A Taxi não pode entrar porque seu formato é quadrado, mas para ela eu estou pensando em fazer o lado B. Seria uma história de terror ou algo assim com o taxista e o elefante e ela estaria do outro lado. Para o pessoal mais novo não vai servir de nada porque eles não sabem que um disco tem dois lados! A ideia é essa porque o livro é um disco.

Por enquanto estou trabalhando no Chico. Quando eu voltar de Nova Iorque eu entrego o roteiro para o Sidney Gusman e começo a desenhar no final desse ano para o começo do ano que vem. Deve ser lançado no meio de 2013.
________________________

Veja mais fotos do lançamento de Monstros! em São Paulo, clicando aqui.

Renato LebeauentrevistasAndré Conti,Gustavo Duarte,Monstros,Quadrinhos na CiaO Impulso HQ esteve no lançamento de Monstros!, em São Paulo, o novo álbum de Gustavo Duarte publicado pelo selo Quadrinhos na Cia. Conversamos com o autor, que durante o lançamento disse ser um fãs declarado das séries do tipo Ultraman, para saber mais de como foi essa transição...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe