Uma das surpresas que 2014 trouxe para os quadrinhos no Brasil foi a entrada de uma nova editora publicando HQs nas bancas. Apesar de ter mais de 20 anos no mercado, a Alto Astral Editora fez a sua estreia apenas nesse ano nos quadrinhos e já colocou nas bancas títulos como Robocop e Hellraiser. Conversamos com Gustavo Cândido, editor da Astral Comics, selo criado exclusivamente para os lançamentos em HQs da editora, que falou o motivo de publicar quadrinhos em 2014, as novidades e avisa os leitores que além dos comics, podemos esperar muitos mangás! Confira:

Impulso HQ: Por que criar o selo Astral Comics agora, vendo que pela história da editora esse é um mercado editorial que ela se mantinha afastada?
Gustavo Cândido:
É o momento certo para entrar neste segmento do mercado. Se você acompanhar o histórico da Editora Alto Astral vai perceber que com os anos sempre crescemos pela entrada em novos segmentos de forma competitiva. A empresa surgiu com os produtos de Horóscopo há 28 anos, logo ampliamos nossa participação para o mercado de Misticismo, depois Adolescente, Feminino, Culinária, Trabalhos Manuais, e assim por diante. Em 2014, depois de estarmos bem nos segmentos de revistas Infantis e Cromos por alguns anos, o segmento de Quadrinhos surgiu como consequência natural da evolução dos nossos produtos e da relação com parceiros comerciais do mundo no licenciamento.

IHQ: O selo Astral Comics é direcionado para jovens e adultos, isso significa que veremos novos títulos de ficção científica, fantasia, ação, horror e inclusive de super-heróis nas bancas?
G.C.:
Sim, há uma boa possibilidade de lançarmos mais títulos nestas linhas.

IHQ: Qual a expectativa da editora em relação “Hellraiser: The Dark Watch” diante de um cenário em que historicamente publicações semelhantes, como por exemplo, os quadrinhos da Vertigo, têm baixas vendas e acabam direcionados para um público muito específico?
G.C.:
Acreditamos muito na marca Hellraiser e no seu status de clássico adquirido nos últimos anos. Nossa expectativa é grande já que a HQ pode atrair tanto os fãs dos filmes e da história quanto novos leitores fãs de HQ que vão conhecer Hellraiser agora.

IHQ: Há planos para de material inédito ou reedição das HQs Hellraiser dos anos 1990?
G.C.:
Por enquanto não. Tudo depende da aceitação dos títulos que vamos lançar, assim como da disponibilidade do material original para publicação no Brasil.

IHQ: Sobre a fatia do mercado dos quadrinhos nas livrarias, a editora também planeja entrar nesse segmento? Veremos em breve encadernado simples e edições de luxo?
G.C.:
É muito cedo para afirmar que sim, mas é claro que seria muito interessante produzir edições de luxo para as livrarias. Tudo vai depender, como citei acima, da aceitação dos títulos que vamos lançar.

IHQ: Sobre a parceria com a BOOM! Studios, o que podemos esperar para um futuro próximo, já que o estúdio tem em seu portifólio publicações de nomes como Mike Mignola, Mark Waid e Grant Morrison?
G.C.:
Temos outros títulos negociados com a BOOM! que é uma grande parceira. Estamos negociando alguns títulos e os aguardando com grande expectativa. Vamos lançar em breve uma HQ de Adventure Time na qual apostamos muito.

IHQ: Não poderíamos deixar de perguntar sobre a produção de HQ nacional. A editora acompanha os nossos artistas e tem planos para edições 100% nacional, ou por enquanto podemos esperar apenas material de fora?
G.C.:
Por enquanto vamos trabalhar com material estrangeiro. É a melhor forma de entrar no segmento. Mas trabalhar com conteúdo nacional no futuro não está descartado.

IHQ: 2014 será um ano marcado por muitos eventos de HQs pelo Brasil. A Astral Comics estará presente? Em quais? E assim como as outras editoras, poderia trazer autores para divulgar as suas HQs?
G.C.:
Com certeza a Comic-Con no final do ano será imperdível. Mas ainda não planejamos trazer autores.

IHQ: Para finalizar, o que podemos esperar nas bancas da Astral Comics em um futuro próximo, além de Hellraiser?
G.C.:
Vamos lançar em breve, além de outros títulos de Hellraiser, HQs de Assassin´s Creed e Adventure Time, além de vários mangás.

Renato LebeauentrevistasAstral Comics,Boom! Studios,Gustavo CândidoUma das surpresas que 2014 trouxe para os quadrinhos no Brasil foi a entrada de uma nova editora publicando HQs nas bancas. Apesar de ter mais de 20 anos no mercado, a Alto Astral Editora fez a sua estreia apenas nesse ano nos quadrinhos e já colocou nas bancas...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe