Fabio Moon e Gabriel Bá marcam a sua trajetória profissional sempre com resultados que impressionam. A cada novo trabalho os irmãos quadrinhistas conseguem arrancar os mais altos elogios do público e da mídia especializada, e com o seu mais recente lançamento não foi diferente.

Daytripper é o primeiro trabalho da dupla para o selo adulto da DC Comics, a Vertigo. A minissérie lançada em 2010 nos Estados Unidos, ganhou uma versão encadernada em 2011 com 256 páginas, essa edição foi a graphic novel mais vendida nos Estados Unidos, segundo ranking do jornal New York Times, em março de 2011.

O Impulso HQ conversou com a dupla durante o Rio Comicon sobre Daytripper, história que rendeu aos quadrinhistas os prêmios internacionais Harvey, Eagle e Eisner, aproveitando o lançamento da versão nacional pela editora Panini. Confira:

Impulso HQ: Qual foi a maior dificuldade na produção de Daytripper?
Bá e Moon:
A maior dificuldade foi escolher quais momentos na vida do personagem Brás a gente iria retratar para montar uma história que fosse coerente para fechar em algo que mesmo sendo explicada em dez capítulos, tudo junto funcionasse e fizesse sentido para o leitor.

IHQ: Vocês sentirão alguma responsabilidade maior em situar e retratar a história no Brasil, sendo que primeiro ela foi publicada no exterior?
Bá e Moon:
Não por passar no Brasil, mas a única responsabilidade que a gente sentiu foi que era um projeto maior, com mais páginas que qualquer outro livro que a gente fez, uma série mensal que seria publicada por mais tempo, então era um projeto mais ambicioso. A responsabilidade foi de conseguir fazer um bom trabalho com o espaço que a gente tinha. Mais espaço tinha que ficar melhor.

IHQ: Com Daytripper vocês acham que estão mudando a cara do cenário editorial de quadrinhos?
Bá e Moon:
Não sei se com o Daytripper, mas com quinze anos de trabalho sim. Com Daytripper ainda é cedo para dizer. Ele acabou de ser lançado aqui e teremos que ver se ele terá um impacto tão grande no mercado nacional e na cara dos quadrinhos, e do jeito que o público enxerga os quadrinhos. Só esperando pra ver.

IHQ: Muitos apontam Daytripper como o melhor trabalho da dupla até agora. Vocês concordam com essa afirmação?
Bá e Moon:
Ele é o melhor da gente até agora. Talvez não seja melhor a partir do próximo. A gente cada vez melhora e tenta ver o que dá para aperfeiçoar. Por ser o mais recente ele é o mais legal.

HQ: Acompanhando o Twitter de vocês ficou claro a emoção da dupla de ter Daytripper publicada aqui no Brasil. É um sentimento diferente de quando ela foi publicada a primeira vez lá fora?
Bá e Moon:
Sim. A gente cresceu lendo quadrinhos e compartilhando essa paixão com os nossos amigos, família e com o público aqui. Um dos medos de publicar lá fora é que o material fique inacessível para o público aqui, então ter esse material publicado no Brasil tem um valor especial pra gente porque devido a essa dedicação que temos em produzir quadrinhos, nós também queremos que as pessoas aproveitem também. Ter o Daytripper publicado aqui era muito importante pra nós desde o princípio.

Moon e Bá com o editor orignal de Daytripper, Bob Schreck

IHQ: Vocês já falaram de paixão, separação, morte, terror e etc. Tem algum gênero ou algo em quadrinhos que vocês não fizeram e têm vontade de produzir?
Bá e Moon:
Deve ter um monte, mas a gente ainda não fez porque ainda não caiu da cabeça para o papel. Quando a gente descobrir tudo o que temos vontade de fazer, que a gente acha que vai ter um bom desafio, que vai ser diferente do já fizemos e vai dar uma boa história em quadrinhos, tentaremos trabalhar e fazer sempre.

IHQ: E os próximos projetos? Teremos mais independentes?
Bá e Moon:
Por enquanto estamos fazendo vários projetos com editoras. Estamos fazendo mais Casa Nova com Matt Fraction na Icon, tem os Dois Irmãos para a Companhia das Letras que é uma adaptação de um livro do Milton Hatoum, tem o projeto Cidades Ilustradas para a editora Casa 21 e será a cidade de São Luís do Maranhão. Esses são o que a gente já divulgou e nos tomarão os próximos dois anos do nosso trabalho.

Renato LebeauentrevistasDaytripper,DC Comics,Fábio Moon,Gabriel Bá,VertigoFabio Moon e Gabriel Bá marcam a sua trajetória profissional sempre com resultados que impressionam. A cada novo trabalho os irmãos quadrinhistas conseguem arrancar os mais altos elogios do público e da mídia especializada, e com o seu mais recente lançamento não foi diferente. Daytripper é o primeiro trabalho da...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe