Arte de Davi Calil

Eduardo Ferigato, artista brasileiro que participou do projeto da nova apresentação do personagem Fantasma, que contou com a supervisão do quadrinhista Alex Ross, agora está presenteando os fãs do Batman, mais precisamente, do Batman Feira da Fruta.

Para quem não conhece, Batman: A Feira da Fruta é um vídeo que mostra um episódio da série do homem-morcego de 1960 que foi redublado em uma versão cômica. Ferigato teve a iniciativa de quadrinizar este vídeo que por muitos é considerado um clássico da dublagem tosca feita no Brasil.

As páginas são colocadas em um blog dedicado exclusivamente para a adaptação e é atualizado semanalmente. Quem acompanha já percebeu que não é somente Ferigato que participa do projeto. O quadrinhista convidou alguns amigos para participar dessa homenagem. O Impulso HQ conversou com Ferigato para saber um pouco mais sobre o projeto e quais os seus planos para o segundo semestre de 2012. Confiram:

Impulso HQ: Por que fazer uma versão em quadrinhos de Feira da Fruta?
Eduardo Ferigato:
Foi por diversão mesmo, estava a fim de fazer algo sem pretensão nenhuma, com liberdade total e sem exigências de mercados ou estilo. E eu adoro o vídeo, às vezes deixo ele rolando enquanto trabalho e ainda me divirto com as falas. Além disso, pensei que seria uma oportunidade legal de reunir meus amigos e conhecidos quadrinhistas para um projeto assim.

E devo dizer que estamos criando algo que servirá com uma bela amostra de alguns dos maiores talentos dos quadrinhos brasileiros atuais. Até agora, por exemplo, temos Artur Fujita, Mario Cau, Davi Calil e Vitor Gorino. Todos fizeram páginas fantásticas.

Arte de Vitor Gorino

IHQ: Você pretende abrir o convite para mais artistas? Se sim, quem você gostaria de ver desenhando Feira da Fruta em HQ?
E.F.:
Sim! Artistas e amigos que eu admiro muito e que nem quero falar para não estragar as surpresas que estão por vir. Ainda tem pessoas que quero convidar e ainda não tive tempo. Mas o hall de participações está épico! Segurem-se nas cadeiras, pois ainda tem muita gente boa nas próximas páginas.

IHQ: Você não tem receio de sofrer algum processo da DC Comics?
E. F.:
Claro, por isso que até hoje não aceitei nenhum croudfunding, vaquinha dos fãs, proposta de vendas online e publicação. Enquanto estamos só como uma sátira sem fins lucrativos creio que a DC não tem como nos processar.

IHQ: Cada página corresponde a uma parte do vídeo. Depois de acabar o vídeo, você pretende continuar a série com histórias inéditas?
E.F.:
Não. Depois que terminar não pretendo seguir adiante com nenhum tipo de material adicional. Depois que terminarmos já era.

Arte de Mario Cau

IHQ: Você já teve algum retorno dos fãs, ou até mesmo dos dubladores, sobre a sua iniciativa?
E.F.:
Já, o retorno foi fantástico e me surpreendeu bastante. Dos fãs, e de vários artistas querendo participar. Além disso, recebi um dia uma ligação do Antonio Camano, o Robin do Feira Da Fruta dizendo que ele e o Batman Fernando Pettinati adoraram a ideia e deram a benção para o projeto! Foi surreal receber uma ligação do Róbin! hahaha

IHQ: Como foi trabalhar com Alex Ross na nova versão do Fantasma? Há possibilidade de você desenhar um novo arco?
E.F.:
Na verdade tive pouco contato com ele. Trocamos um ou dois emails sobre algumas partes da história, mas no geral eu tratava mais com o roteirista e o editor. Do que tive contato com ele foi tranquilo. Fiz dois arcos e não vou mais trabalhar na série.

IHQ: Em seu blog você mostrou estudos do personagem Hellboy. É um personagem que você gostaria de trabalhar, ou já está em andamento alguma produção?
E.F.:
Eu adoro o Hellboy, gostaria sim de trabalhar com ele e seu universo. Aquelas páginas são só exercícios de estilo e narrativa, mas que servem como páginas teste também. Estou querendo focar meu estilo para trabalhos como Vertigo, Marvel Max, Hellboy enfim, coisas onde meus volumes de preto e estilo narrativo cabem melhor que o gênero herói em minha opinião.

Arte de Eduardo Ferigato

IQH: Atualmente você está em algum projeto para o mercado estrangeiro?
E.F.:
Não. Nada em vista por enquanto.

IHQ: E para o mercado nacional? O que os leitores podem esperar para o
segundo semestre?
E.F.:
No segundo semestre só a continuação do Feira mesmo. Mas para 2013 pretendo terminar um projeto autoral solo e outro com três amigos. Se tudo der certo pretendemos lançar ambos no FIQ 2013.

Renato LebeauentrevistasBatman,DC Comics,Eduardo Ferigato,Feira da FrutaArte de Davi Calil Eduardo Ferigato, artista brasileiro que participou do projeto da nova apresentação do personagem Fantasma, que contou com a supervisão do quadrinhista Alex Ross, agora está presenteando os fãs do Batman, mais precisamente, do Batman Feira da Fruta. Para quem não conhece, Batman: A Feira da Fruta é...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe