Notas de um tempo silenciadoO Impulso HQ conversou com o autor Robson Vilalba e também com a editora Danielle Reichelt, que nos conta quais serão os próximos lançamentos da BesouroBox

Estreia do selo 8 Graphics, resultado da fusão entre a Editora 8INVERSO e a Edições BesouroBox, o quadrinho nacional “Notas de um tempo silenciado” possui um aguçado caráter jornalístico. O tom de denúncia e reflexão são impressos de forma primorosa, por vezes irônica, pela arte e roteiro de Robson Vilalba, vencedor, em 2014, do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, um dos mais importantes prêmios do jornalismo brasileiro.

Dos treze capítulos reunidos na graphic novel, oito deles fizeram parte da série “Pátria Armada, Brasil” publicada pela Gazeta do Povo em março e abril de 2014. Sua intenção era resgatar fatos relativos aos 50 anos do Golpe de 1964, que derrubou o presidente João Goulart e deu início a 21 anos de ditadura militar no Brasil.

“Esses quadrinhos são um gênero de não-ficção, ou o que alguns chamam de quadrinhos jornalístico. O trabalho contou com entrevistas, revisão bibliográfica. Além disso, tive a colaboração de jornalistas, historiadores, e pesquisadores que estavam fazendo parte da comissão da verdade. Todas as histórias do livro são histórias reais. O livro trás um material extra relatando um pouco desse processo de pesquisa e textos de pessoas que me ajudaram. As histórias são pequenas pincelas (ou notas, como o título sugere) que atravessam todo o período do regime.”, disse Robson Vilalba para o Impulso HQ.

O Impulso HQ perguntou para Robson Vilalba o que o leitor vai encontrar de diferencial em Notas de um Tempo Silenciado, afinal a ditadura brasileira já foi amplamente abordada nas histórias em quadrinhos. Veja o que ele respondeu:

“O objetivo dos quadrinhos não é explicar a ditadura, mas convidar o leitor a olhar por ângulos diferentes um período tão trágico da nossa história. O que acredito que é muito oportuno em um tempo que tantas pessoas vão às ruas pedindo o retorno do regime militar. O livro escapa do imaginário que temos sobre esse período histórico. Quando fiz os quadrinhos para a série publica no jornal Gazeta do Povo (Curitiba-PR) eu já tinha o intuito de relatar histórias pouco conhecidas. Principalmente as mais ambíguas, como o sargento militar preso pelo regime ou o guerrilheiro traidor.

Páginas Notas de um tempo silenciadoTinha em vista que, dito de forma grosseira, quando nos referimos à ditadura o que é mais comum são imagens de estudantes da classe média (exclusivamente do Rio e de São Paulo) apanhado da polícia; guerrilheiros versos militares ou os interesses escusos da Guerra Fria. Mas, o que se passou com o resto das pessoas e do Brasil?

Só agora, como os resultados da Comissão da Verdade, que estamos podendo responder perguntas como essa. E percebendo a dimensão dessa tragédia.

Como estou no Paraná, muitas das histórias do livro ocorreram aqui e são pouco conhecidas pela maioria das pessoas. Além disso, os quadrinhos levanta uma outra questão importante (e, quanto a isso, devo a colaboração da editora Danielle Reichelt), o que sofreram as minorias étnicas e raciais durante o regime? Essa pergunta motivou a pesquisa e o relato em quadrinhos de histórias inéditas, que estão no livro.”

Aproveitando o momento, o Impulso HQ também conversou com a editora da BesouroBox, Danielle Reichelt, que revelou que a intenção da editora é ampliar o catálogo de quadrinhos, trazendo mais quadrinhos de fora ao mesmo tempo em que publica roteiristas e ilustradores nacionais e ainda justifica: “Não só por ser um mercado em crescimento, mas principalmente por já ter-se comprovado através do catálogo da 8INVERSO, que o leitor de quadrinhos não é um mero leitor. Ele vive o cenário, coleciona, acompanha a carreira dos quadrinistas, reconhece enquanto arte. É um gênero onde o retorno perpassa o lucro, se a aposta agrada, o leitor costuma dar um feedback bacana, vira até teu amigo. E isso que é o bacana, a possibilidade de construção conjunta.”

Danielle informou que pela morosidade de questões legais em relação à fusão, o caminhar da editora tem-se mantido lento, mas a continuidade é garantida e revelou que entre os próximos lançamentos estão O Trem dos Órfãos em edição única (volume 1 e 2), escrito por Philippe Charlot, com arte de Xavier Fourquemin e Berlinoir, com roteiro de Tobias O. Meissner, arte do alemão Reinhard Kleist.

Páginas Notas de um tempo silenciado2O Trem dos Orfãos é baseado em uma história real e relata o caso de dois personagens que se conheceram em 1920, ainda meninos, em um dos trens do primeiro programa de adoção de crianças da história – a Orphan Train Riders. Assim como eles, milhares de garotos de rua foram enviados para um Oeste americano em desenvolvimento para serem adotados por fazendeiros e utilizados como mão de obra barata. É a história pouco conhecida sobre o povoamento do Oeste norte-americano e o surgimento de instituições de caridade nos Estados Unidos.

Berlinoir retrata uma cidade repartida ao meio por um muro, uma sociedade politicamente dividida. Berlim durante a Guerra Fria? Não, Berlinoir. Nesta versão distópica da capital alemã, vampiros detêm o poder, mas são sistematicamente combatidos por rebeldes humanos. Um thriller sobrenatural cheio de referências, no qual a permanente disputa entre vampiros e seres humanos é uma alegoria a episódios históricos, como o nazismo, o holocausto e o muro de Berlim. Sucesso de crítica e público na Alemanha, a obra faz ainda uma homenagem ao cinema noir nos cenários sombrios e deve agradar não só aos fãs de histórias de vampiros, como também aos que acreditam na arte como instrumento de reflexão.

“Estamos fechando contrato de outros títulos, mas no momento não posso divulgar mais detalhes”, finalizou Danielle.

Notas de um Tempo Silenciado
Edições BesouroBox
Autor: Robson Vilalba
Papel offset
Brochura
104 páginas
16 x 24 cm
R$ 38,00

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/05/Notas-de-um-tempo-silenciado_1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/05/Notas-de-um-tempo-silenciado_1-300x300.jpgRenato LebeauentrevistasBesouroBox,Danielle Reichelt,Ditadura,Notas de um Tempo Silenciado,q,Robson VilalbaO Impulso HQ conversou com o autor Robson Vilalba e também com a editora Danielle Reichelt, que nos conta quais serão os próximos lançamentos da BesouroBox Estreia do selo 8 Graphics, resultado da fusão entre a Editora 8INVERSO e a Edições BesouroBox, o quadrinho nacional “Notas de um tempo silenciado”...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe