nfl_capa

No último dia de janeiro, foi lançada na HQ Minx Livraria a revista NFL Comics de Ha1000ton, com as participações de Bira Dantas, Carlos Morgani, Laudo e Omar Viñole.

Para essa entrevista, O Impulso HQ entrou em contato com Hamilton Tadeu, editor do jornal NFL ZINE, que está na estrada de histórias em quadrinhos há 18 anos e agora lança essa publicação com a proposta de adaptar músicas e álbuns de todos os estilos de Rock, Punk e Heavy Metal.

Para conferir o post sobre o lançamento em São Paulo clique aqui.

Abaixo segue na íntegra o bate papo via e-mail com Hamilton que está animado e revela as novidades para as próximas edições, quem serão os novos convidados, se álbuns de rock nacional estão nos planos para virar HQs e como foi o processo de nascimento da revista NFL Comics.

Entrevista Hamilton, NFL Comics

Impulso HQ: Primeiramente, o que significa NFL?
Hamilton: Primeiramente deixe-me agradecer pela oportunidade de ser entrevistado pelo site, o primeiro a me entrevistar sobre a revista embora uma ou duas pessoas já estão cogitando entrevistas comigo.

Bom, segundamente vou te falar sobre o que é NFL. Nem sei se a palavra “segundamente” existe, assim como “terceiramente” e assim por diante, parece coisa dos Simpsons, pois num episódio apareceu a palavra “engrandelhece”.

nfl_01

Ah, sem fugir do foco da eprgunta e comentar algo da revista já que citei os Simpsons, é que há uma página na NFL Comics com fotos de uma casa que foi construída igualzinha a casa do desenho animado e dada de presente a um fã do desenho.

Achei essas fotos na internet há vários anos e tinha guardada comigo mas sempre podem ser achadas na internet. Curto os Simpsons como quase todo o bom ser humano deve curtir e uma boa parte do público da revista também deve curtir.

NFL é o nome de uma música da banda Anthrax e significa Nice Fuckin Life e com o passar do ano eu fui deixando de falar palavrões e pensei que era melhor o F do NFL zine por outra coisa e assim virou Nica Freak Life devido ao Freakazoid, personagem de desenho animado do meio dos anos 90, criado pelo Spielberg, e com oo NFL passaria a falar mais de desenhos animados achei o ideal pra nova fase do NFL.

NFL também significa National Footbal League, mas falo do futebol americano. Lembro de um amigo que disse ter visto um boné do NFL ZINE há mais de 10 anos e daí expliquei que era dessa liga aí e não investimento meu. Ah, por falar em investimento estou lançando brotons da revista com 3 figuras, que são o King Diamong, Alex Camargo da banda Krisiun e Sacerdote Vodu que é o Vitor Rodrigues, vocalista do Torture Squad.

Na hora de pensar num nome pro zine eu escolhi NFL, pois o Anthrax é uma banda que tem integrantes que curtem quadrinhos e até uma música que fala do juiz Dread no primeiro disco que comprei da banda, o Among the Living.

Sendo assim, nada mais justo do que essa união além do que o nome é curto e dá para brincar com as sigla como já fiz num editorial falando 3 palavra sem seguidas que começavam com as iniciais do nome, como o exemplo de “Não Falamos Lorota”, “Ninguém Fica Lindo”, “Ninguém Fez Lobotomia”, etc.

nfl_02

IHQ.: No release do lançamento diz que a publicação “foi adiada por alguns meses, mas saiu melhor do que imaginada e na época certa”. Por que agora é a hora certa?
Hamilton: Penso que isso é coisa do acaso, do destino ou porque tinha que ser mesmo e foi mais pra deixar no ar e não achei que fossem me perguntar isso logo de cara (risos). Mas tudo tem seu tempo e tenho outros projetos que tento realizar ha mais de 5 ou 10 anos e se não saiu até agora, então não era pra ser realizado.

Muitos shows estão sendo realizados no Brasil, mesmo com o aumento do dólar e esses shows podem proporcionar vendar pra revista, pois eu ou algum amigo podemos estar lá na porta do show vendendo a revista, isso se não for possível vender lá dentro.

Foi uma pena esse adiamento pois o preço do papel aumentou e alguns anunciantes desistiram de anunciar no meio do processo por problemas financeiros ou de sociedade com seu estabelecimento e daí tirei mais dinheiro do bolso pra essa empreeitada.

Tenho recebido ótimos comentários de várias pessoas sobre a revista e isso me estimula a continuar apesar de saber das dificuldades de se estabelecer um nome e imaginar novas estratégias e roteiros mais diferentes do que o comum e o esperado.

IHQ.: No primeiro trimestre de 2008 a publicação teve um preview de 10.000 cópias lançadas e distribuídas em várias cidades do Brasil explicando os conceitos da revista, qual foi a aceitação do público, foi alterado algum conceito da publicação devido as reações?
Hamilton:
Nenhum conceito foi alterado e creio que não mudará em nada, mas a aceitação do preview foi fenomenal pois tem pessoas que ainda comentam da época que saiu o preview e só de saber que a banda Krisiun gostou de sair desenhada, fiquei feliz por isso.

Algumas pessoas segundo um lojista não se interessaram muito pelo preview e numa loja específica ele continua lá até hoje, mas queria saber quando a revista iria sair de fato. E assim sendo fui me empenhando pra não pisar na bola.

nfl_03

IHQ.: Com 18 anos de estrada do NFL Zine, pode-se dizer que o NFL Comics surgiu de “parto natural” ou teve algumas complicações no meio do caminho?
Hamilton: Não teve nada, foi um parto melhor do que o previsto apesar da gravidez prolongada (risos) e olha que se você me ver sem camisa vai pensar que sou o Homem Grávido II do Discovery Channel (mais risos).

É, cara! Tenho que maneirar nas pizzas e churrascaria que faz mal pro corpo e pro bolso… he he! As complicações do parto foram poucas, só o atraso mesmo, como te disse anteriormente e os amigos cartunistas independentes elogiaram a primeira edição, já que o Laudo, desenhista da HQ do King Diamond, entregou algumas edições para membros do Quarto Mundo e ele em disse os comentários que ouviu e falei pra ele que alguns roqueiros e lojistas curtiram muito a HQ do King Diamond.

Lembro que numa dessas, numa loja de vinil entrou um cidadão que comprou a revista para presentear um fã do King Diamond que sempre compra vinis com ele e estava ansioso desde o lançamento preview.

IHQ.: As histórias tendo como tema o rock qual o direcionamento delas? Elas serão mais cômicas, ou mais pesadas?
Hamilton:
As histórias serão mais pesadas por assim dizer, realistas na verdade apesar do traço meio cartunesco do Laudo na HQ do King Diamond e de outros que virão para desenhar, se é que aceitarão o trabalho.

Não tem porque fazer HQs cômicas com esse estilo por nenhuma banda fala sobre comédia e nem se os Mamonas Assassinas estivessem vivos eu adaptaria as letras deles ou colocaria HQs deles na revista.

Não sei se a tua pergunta sobre ser ou não ser cômicas tem a ver com o roteiro ou com o traço, mas quero fazer o traço mais realista o possível, é claro, que vez ou outra estilizado como o Laudo fez, pois no final vale a intenção e como editor e artista tenho que ver o que se adequa mais a revista.

nfl_04

IHQ.: Existe alguma diferença entre o Zine NFL para a NFL Comics, o que foi mais difícil no processo de transição?
Hamilton:
Na verdade não houve nenhuma transição, pois são dois títulos distintos e ambos seguem firmes em suas praias. O que ainda é difícil é conseguir anunciantes pra cobrir esse meu hobby caro que é fazer o NFL ZINE do jeito que faço, mas o jornalzine tem me aberto muitas portas e a HQ causou mais impacto do que imaginei.

As diferenças do zine pro comics é que no zine não terá ou penso que não terá mais HQs exceto por artigos, como sempre foi e ainda será gratuito enquanto o comics é vendido e com muita HQ. Os formatos de ambas as publicações são diferentes em tamanho, impressão e tipo de papel. Em suma é isso.

IHQ.: Para as próximas edições serão chamados novos convidados para participações especiais? Quem seriam?
Hamilton:
Ainda estou vendo com um cara para desenhar a série dos voivods pois queria apenas um artista cuidando da série e ele se prontificou a desenhar a próxima história até o final de Março, mas o editor aqui nem começou a esboçar o roteiro dele e nem da próxima HQ do King Diamond que pretendo que seja desenhada pelo Carlos Morgani que é roqueiro de ir a shows e comprar CDs.

O Morgani fez a última capa da revista desenhando muito bem 10 músicos de bandas de Rock e Heavy nacionais e ele poderá fazer a capa da próxima edição também num traço bem realista, diferente do que fará na HQ do King Diamond.

E eu quero desenhar uma HQ curta de 4 páginas e se possível pintar ela com tinta ecoline para dar um ar diferente na revista do que ficar só no photoshop. Vou te dar uma novidade sobre esses planos mencionados: a capa vai ser baseada numa ilustração do Frazetta mas não será uma cópia e o desenho dos voivods será feito no estilo fumetti, num traço que é uma mistura de Moebius com Dave Gibons. O que vai estragar a edição será a minha pintura pois sou uma porcaria com cor, vixe!!!!!! (risos)

nfl_05

IHQ.: Quais são os próximos álbuns de rock a serem ilustrados?
Hamilton:
Os próximos do King Diamond serão o “Conspiracy” e provavelmente de novo o álbum “Abigail”. Eu disse “de novo” pois Abigail foi publicada no NFL ZINE número 11, em dezembro de 2006, mas é uma história marcante que muitos curtem e mencionam ainda.

Agora será última vez que vou pensar nessa adaptação e pensar em outras coisas pra fazer. A saga dos voivods continua e a origem de algumas bandas que tem nomes de deuses ou demônios serão contadas em histórias em quadrinhos.

IHQ.: Existe algum projeto para alguma banda de rock nacional?
Hamilton:
Eu conversei com alguns fãs sobre isso e algumas bandas me disseram há anos que tem intenção de criar um mascote pra suas bandas ou então se dedicarem aos quadrinhos, mas não tem nada conversado realmente para isso, apenas me deram dica de ir atrás de bandas que tem grana para gastar pra ver se a gente bola algo juntos e vou pensar nisso direito, afinal ainda tenho que começar a comer caviar agora né! Só pizza, hamburger com batata fritas, milk shake do Bob´s e churrasco não dá. Valeu aí.

Renato LebeauBira Dantas,Carlos Morgani,Hamilton,Laudo,NFL Comics,NFL Zine,Omar ViñoleNo último dia de janeiro, foi lançada na HQ Minx Livraria a revista NFL Comics de Ha1000ton, com as participações de Bira Dantas, Carlos Morgani, Laudo e Omar Viñole. Para essa entrevista, O Impulso HQ entrou em contato com Hamilton Tadeu, editor do jornal NFL ZINE, que está na estrada...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe