Você já ouviu falar em Cem Toques Cravados?

Ou melhor, você já tentou escrever um conto com apenas cem toques?

Difícil?…

Pois esse é o desafio que Edson Rossatto, escritor, editor de livros e roteirista de HQ encara diariamente no blog Cem Toques Cravados e no seu perfil do Twitter.

Edson que já publicou os livros “Mansão Klaus e outras histórias” e “Curta-metragem – Antologia de microcontos”, ambos da Andross Editora, também já organizou dezenas de antologias literárias, é o criador e organizador do “HQ em Pauta”, um evento destinado ao encontro de leitores e profissionais de quadrinhos, atualmente publica microcontos e revela para o Impulso HQ a origem da ideia, da onde veio a inspiração do nome do projeto, quais são os seus objetivos e qual é a reação dos leitores até agora!

Depois de atingir a marca de mais de 50 microcontos publicados, Edson lança um sorteio para divulgar o blog, onde o ganhador levará cinco títulos da editora Andross.

Confira a entrevista com Edson Rossatto:

Impulso HQ: o que é o projeto “Cem Toques Cravados”?
Edson Rossatto:
É uma resposta à minha frustração de não ser desenhista e não poder fazer tirinhas…(rs) Parece brincadeira, mas é verdade. Vários amigos meus quadrinhistas têm publicado tirinhas com certa periodicidade, e eu com essa vontade louca de fazer a mesma coisa. Mas não sei desenhar nada. Entretanto, sei escrever. Se eles podem fazer hqs com poucos quadrinhos, por que eu não poderia fazer isso com poucos caracteres?

Eu já havia lançado o livro de microcontos Curta-metragem – Antologia de microcontos, que são histórias com no máximo seiscentos caracteres contando os espaços. Então resolvi me lançar um desafio: contar uma história bem mais curtinha, com o menor número de caracteres que eu conseguisse.

Na primeira tentativa, gostei do resultado e fui contar os caracteres: 98. Então pensei: “Será que consigo ajustar para cem?”. Mudei umas duas palavrinhas por sinônimos e alcancei o resultado. Desde então, não consegui mais parar de escrever nanocontos com exatos cem caracteres. Já tenho mais de noventa escritos em apenas três semanas.

IHQ: E de onde tirou esse nome?
E.R.:
Eu me lembrei de uma entrevista do escritor e ator Mário Lago que vi há mais de dez anos. Ele havia feito um livro chamado “16 linhas cravadas”, que consistia em contos e crônicas escritas com exatas 16 linhas datilografadas por ele. Nunca li o livro, pois, há anos, está esgotado e eu nunca o encontrei em sebos, mas o título ficou marcado em minha memória. Resolvi fazer uma homenagem ao Mário batizando meu projeto de “Cem toques cravados”. Se perceber, o título desse projeto no logotipo do meu blog foi escrito com uma fonte que lembra máquina datilográfica.

Edson Rossatto

IHQ:Quais temas você aborda nesses nanocontos?
E.R.:
Gosto muito de fazer crítica social, mas também tenho nanocontos românticos, de humor puro, de humor negro, de ternura… São temas bem variados. Costumo explorar muito o cotidiano. Vou postar aqui alguns exemplos:

Mãos dadas pelas ruas. Ele conduzido por ela. Coração apertado pela separação: primeiro dia de aula.
Escreveu uma longa carta de amor. Depois envelopou. Pôs o seguinte endereço: “Céu, ao lado de Deus”.
CLASSIFICADO: “Troco coração farto de ilusões por pedra de igual tamanho. P.S.: Não aceito retroca.”
Beijou a esposa apaixonadamente. Depois de algum deslize, o seu amor era intensificado pela culpa…
Orgulhosa de seu trabalho, queria ser enterrada de uniforme. Bem polêmico o velório daquela striper.

IHQ: Depois de escrever um certo número de nanocontos, você resolveu abrir um blog para publicá-los, foi isso?
E.R.:
Não, não. Na verdade eu passei a publicá-los diariamente no meu twitter (@edsonrossatto) e depois abri um perfil só para ele (@cem_toques). Como a aceitação foi boa, resolvi abrir um blog (www.cemtoquescravados.com) para poder interagir com os leitores, receber comentários.

IHQ: Já teve alguma resposta do público? Não houve nenhum estranhamento por serem textos muito curtos?
E.R.:
As pessoas têm gostado muito de ler os textos. Dá pra sentir nos comentários deixados no blog. Credito isso ao cotidiano atribulado delas. Muitas vezes, elas só têm aquele instantezinho do café para se distraírem. E um nanoconto cai muito bem com café! (rs)

IHQ:Você está realizando um sorteio no site. Como é isso?
E.R.:
O blog tem menos de uma semana, então quero divulgá-lo o máximo possível. Assim, pretendo sortear um kit com cinco livros da Andross Editora para os seguidores do blog. O sorteio será no dia 16 de junho às 23 horas. Qualquer um que siga o blog e deixe um post com seu e-mail estará concorrendo.

IHQ:Existe alguma intenção de publicar em livro esses nanocontos divulgados no blog?
E.R.:
Existe sim. Minha pretensão é escrever trezentos nanocontos e publicá-los em um livro. Acho que terei um livro com mais nanocontos inéditos do que já conhecidos, pois só publico dois por dia no blog, mas produzo dez diariamente. Digamos que seja um “bom vício”. (rs)

______________________________

Abaixo as regras da promoção do blog Cem Toques Cravados:

1) Para concorrer, o usuário deverá:
…..a) Seguir o blog www.cemtoquescravados.com.br;
…..b) Deixar um comentário no local indicado no site www.cemtoquescravados.com com seu nome e e-mail para contato

2) Poderão concorrer ao prêmio pessoas físicas com endereço de remessa do prêmio dentro do território brasileiro.

3) Cada participante será associado a um número. Pelo site http://www.random.org/ geraremos um número aleatório. O participante relacionado àquele número será o ganhador do prêmio.

4) Anunciaremos neste blog o vencedor do prêmio e também entraremos em contato diretamente com ele pelo e-mail informado. A imagem da tela do sorteio será gerada pelo print screen e postada junto com o nome do ganhador.

5) Data final de inscrição: 15 de junho. O sorteio acontecerá no dia 16 de junho, às 23 horas (Brasília)

6) Por e-mail, o usuário vai nos informar seu endereço. O brinde será despachado sem custos para o ganhador.

7) Sortearemos um kit contendo:
…..a) 1 livro Dimensões.BR – Contos Fantásticos no Brasil
…..b) 1 livro Marcas na Parede – Contos de Terror
…..c) 1 livro Brainstorm – Antologia de Contos
…..d) 1 livro Curta-metragem – Antologia de microcontos
…..e) 1 livro Mansão Klaus e outras histórias
…..f) 1 caneta personalizada com o logo da Andross Editora
…..g) 1 pasta com ziper personalizada com o logo da Andross Editora
…..h) 1 adesivo Sou escritor ou Sou escritora (de acordo com o sexo do ganhador)

Renato LebeauquadrinhosCem Toques Cravados,Edson RosattoVocê já ouviu falar em Cem Toques Cravados? Ou melhor, você já tentou escrever um conto com apenas cem toques? Difícil?... Pois esse é o desafio que Edson Rossatto, escritor, editor de livros e roteirista de HQ encara diariamente no blog Cem Toques Cravados e no seu perfil do Twitter. Edson que já...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe