Semana passada foi postado aqui no Impulso HQ sobre o lançamento da Editora Europa “História do Brasil em Quadrinhos”, que aborda de maneira de fácil compreensão alguns fatos da chegada da família real ao Brasil.

O Impulso HQ entrou em contato com Manoel de Souza, editor e um dos responsáveis pela publicação, e fez algumas perguntas sobre a edição, a escolha do tema de quadrinhos didáticos, as futuras continuações do livro e sobre o aspecto comercial e cultural de uma publicação que ensina história do Brasil.

Acompanhem a entrevista:

Impulso HQ: Por que logo na estréia no segmento de quadrinhos investir em uma publicação de cunho didático?
Manoel de Souza:
Os diretores da Editora Europa gostam muito de História e sempre quiseram lançar uma revista sobre o assunto. Então juntamos a fome e a vontade de comer: eles queriam uma publicação de História e eu queria uma de quadrinhos. O que pesou também foi o recente crescimento do mercado educacional. Mas, fora a parte comercial, queremos mesmo é ajudar as crianças – e até os adultos – a entender melhor a formação do nosso país. Essa é uma tarefa muito edificante e nobre.

IHQ:O fato de a editora publicar a revista Mundo dos Super-Heróis, ganhadora de dois troféus HQ Mix como “Melhor Publicação sobre Quadrinhos” do Brasil, incentivou comercialmente a criação de História do Brasil em Quadrinhos?
M.S.:
Sim. Isso mostra que nosso jeito de criar revistas e atender os leitores tem agradado. Minha luta é sempre mostrar o potencial dos quadrinhos.

IHQ:A revista mostra os fatos de acordo com a pesquisa realizada pela editora, mas os pontos controversos da história do Brasil são abordados?
M.S.:
Decidimos fugir de pontos polêmicos. Nossa idéia foi apenas mostrar os fatos de maneira simples e objetiva baseado na versão oficial adotada pelo Ministério da Educação. Nossa intenção é ensinar o básico de uma maneira fácil de ser compreendida. A linguagem dos quadrinhos é perfeita para isso.

IHQ:Existe outro projeto da editora envolvendo quadrinhos didáticos ou não?
M.S.:
Por enquanto essa é nossa primeira coleção e já estamos produzindo a segunda edição de “História do Brasil em Quadrinhos”. Mas pretendo continuar e criar outros lançamentos do gênero. Tudo depende do resultado dessa edição de estréia.

IHQ:Está nos planos da editora colocar essa obra na lista do PNBE (Programa Nacional Biblioteca na Escola), que distribui livros gratuitamente para escolas do ensino médio e fundamental?
M.S.:
Com certeza. Acho que a obra pode ajudar bastante as crianças a entenderem esses importantes fatos históricos. Acredito que será uma ótima contribuição para a educação dos alunos.

IHQ:Os responsáveis pela publicação acreditam que esse tipo de material até um determinado ponto do aprendizado pode substituir os livros que contam a história?
M.S.:
Não. Acho que “História do Brasil em Quadrinhos” é um ótimo complemento. Não há porque substituir os livros didáticos. Todos são necessários. Queremos apenas ajudar o trabalho dos professores e deixar as crianças mais conscientes da formação de nosso país.

IHQ:O público alvo da edição é bastante jovem e ensina através dos quadrinhos, os editores acreditam que esse é um meio de popularizar os quadrinhos nacionais e formar um público para os anos futuros ou vocês acreditam em outra forma de ação? Qual?
M.S.:
Essa é uma excelente forma de criar novos leitores. Por isso investimos numa HQ bem fácil de ser lida e com informações bem enxutas. Nossa meta é que estudantes de 10 a 14 anos leiam facilmente a obra em poucas horas mas gravem as informações por muitos anos.

IHQ:A publicação terá mais edições? Quais são os próximos fatos da nossa história que serão abordados futuramente?
M.S.:
Sim. Como já disse, estamos preparando a edição 2. Nessa primeira fase, vamos nos ater aos temas básicos voltados aos alunos de 5ª a 8ª séries. Futuramente, podemos pensar em temas mais contemporâneos.

A equipe do Impulso HQ agradece a atenção de Manoel de Souza pela atenção e parabeniza a editora Europa por incentivar os quadrinhos nacionais e incentivar a leitura sobre a história do Brasil.

História do Brasil em Quadrinhos
Autores: Edson Rossatto, Jota Silvestre, Laudo, Celso Kodama e Omar Viñole.
26 x 13 cm
68 páginas
Capa e miolo coloridos
R$ 19,90 (no site o livro é vendido com desconto)

Renato LebeauquadrinhosEditora Europa,História do Brasil em Quadrinhos,Manoel de SouzaSemana passada foi postado aqui no Impulso HQ sobre o lançamento da Editora Europa “História do Brasil em Quadrinhos”, que aborda de maneira de fácil compreensão alguns fatos da chegada da família real ao Brasil. O Impulso HQ entrou em contato com Manoel de Souza, editor e um dos responsáveis...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe